O público brasileiro tem gostado de fazer compras internacionais. Pagar por produtos estrangeiros não é tão complicado quanto antes, então as fronteiras de consumo estão mais abertas. Mas você já sabe como importar dos EUA?
Passo a passo: como importar dos EUA
O processo de compra importando dos Estados Unidos é bem parecido com o que estamos acostumados quando compramos dentro do Brasil.
Mas, como envolve o envio internacional de mercadorias, você precisa ter atenção extra a estes pontos que apresentamos a seguir.
Escolha do fornecedor
O primeiro ponto é escolher a loja de onde vem o produto.
É importante procurar por fornecedores que sejam confiáveis, que tenham boa reputação e que apresentem recursos de ajuda caso algum problema aconteça com a compra – seja um defeito ou a necessidade de devolução.
Escolha do produto
Não basta encontrar a loja com o produto que você tem interesse: é preciso ficar atento se o produto pode ser entregue no Brasil.
Isso porque existem produtos com importação restrita. Veja alguns exemplos de mercadorias com importação proibida para o Brasil:
- narcóticos e drogas,
- itens associados ao terrorismo ou trabalho escravo,
- materiais biológicos (produtos derivados de mamíferos, alguns frutos do mar, aves, sementes, mudas de plantas, etc.).
Alguns produtos também podem precisar de uma licença especial para importação, como bebidas alcoólicas, tabaco e medicamentos.
Durante o processo de compra, preste atenção também para restrição de envio internacional de determinados tipos de produtos.
Escolha o modelo de entrega
Nesse ponto, você decide qual é a forma de entrega que melhor funciona para você. Identifique quais as opções de frete disponíveis, entendendo qual a variação de preço e como isso afeta o prazo de entrega.
Também pode ser interessante entender se existe um código de rastreio para fazer o acompanhamento da compra.
Na imagem acima, também do site da Macy’s, vemos que os valores das taxas de envio e impostos podem alterar drasticamente o preço total da compra.
Lojas online EUA: onde comprar com segurança
Quando se vai fazer uma compra fora do país, é preciso ter em mente que a encomenda pode demorar um pouco para chegar: isso porque a compra vai passar por diversas etapas e contar com a participação de agentes envolvidos no processo de importação.
Por isso, não adianta ter pressa para receber suas compras: paciência é a chave.
Reputação de peso
Quando se pensa em compras, é natural lembrar dos Estados Unidos. As maiores marcas do mundo têm pelo menos uma loja com zip code norte-americano!
As lojas mais famosas dos Estados Unidos para fazer compras são Amazon, eBay, Walmart… essas são redes que não existem no Brasil, mas que têm popularidade, porque oferecem uma variação grande de produtos com preços acessíveis.
Atenção: algumas lojas oferecem envio dos Estados Unidos para o Brasil, mas esse serviço pode não funcionar para determinados tipos de produtos – como eletrodomésticos, móveis, cosméticos ou perfumes.
Verifique com atenção se a loja escolhida apresenta essas restrições para determinados tipos de produtos.
No banner abaixo, retirado do site da Macy’s, temos a informação de que produtos da categoria de mixers eletrônicos não são enviados internacionalmente.
Integridade e segurança do produto
A escolha da loja e dos agentes que vão intermediar esse processo pode fazer a diferença tanto na sua experiência de compra quanto no resultado – que é ter, de fato, seus produtos em mãos.
Quanto maior a loja e a empresa, maiores suas chances de conseguir que o processo de envio para o Brasil seja feito diretamente por ela.
Por um lado, isso traz comodidade; por outro, a logística de cada empresa pode variar. O resultado pode ser a falta de um processo de rastreamento da encomenda ou a dificuldade em fazer o acompanhamento caso a encomenda se perca.
Quando a responsabilidade do envio do produto é feita por uma empresa especializada em logística e distribuição aduaneira, as chances de alguma coisa sair do curso são menores.
Com isso, você tem a possibilidade de acompanhar melhor o que está acontecendo com sua encomenda até chegar ao destino final..
Impostos em compras internacionais
Imposto sobre Operação Financeira (IOF)
Essa sigla é uma velha conhecida para quem já fez alguma operação financeira envolvendo aquisição de moedas estrangeiras, empréstimos ou compras internacionais realizadas com seu cartão de crédito do Brasil.
O Imposto sobre Operações Financeiras acontece a partir de qualquer transação que envolva crédito, investimentos, seguro e câmbio.
No caso de compras internacionais, a taxa do IOF pode pesar a partir do momento que a compra feita em uma moeda estrangeira (dólar norte-americano, por exemplo) é paga em reais com um cartão de crédito. Neste caso, o IOF aparece na conversão entre diferentes moedas.
Imposto de importação (II)
Desde agosto de 2023, compras de até US$ 50 não são taxadas com o Imposto de Importação quando feitas por pessoas físicas – contanto que as lojas estrangeiras recolham os impostos estaduais e façam parte de um programa do governo federal.
O Imposto de Importação pesa um pouco no bolso porque ele pode chegar a custar 60% do preço total da compra feita, incluindo o valor do frete e eventual seguro contratado para proteger o bem material adquirido.
Mas, atenção: a taxa de importação não pode passar de 60% do valor total da compra nem do valor de US$ 3 mil.
Dicas para importar dos EUA sem surpresas
Dependendo da loja em que estiver comprando, você pode se deparar com diferentes opções de entrega.
Por exemplo, a Macy's, uma das maiores varejistas dos Estados Unidos, entrega para o Brasil. No momento do check-out, o cliente recebe opções: pagar direto o frete de envio e impostos ou ir pagando conforme a entrega avança em diferentes etapas do processo aduaneiro.
Proteção extra para as compras
A depender do produto que você comprar, pode valer a pena incluir um seguro. Caso você esteja trazendo para o Brasil um objetivo raro ou frágil, a contratação do serviço é uma boa opção.
Esse serviço adicional é uma garantia extra de que qualquer dano no objeto ou perda durante o processo de envio envolverá o devido ressarcimento para quem comprou o produto.
Saiba seus direitos
Entenda quem são os agentes e sua participação em cada etapa do processo: por exemplo, você sabia que, a partir do momento que a compra está com os Correios, qualquer avaria ou problema com a perda dessa compra é responsabilidade dos Correios?
Esse tipo de conhecimento ajuda a rebater quaisquer eventuais tentativas de isenção de culpa.
Comprar de lojas estrangeiras é bem possível hoje em dia, especialmente com a facilidade de pagar dólares. É necessário ter atenção aos fretes e prazos de entrega, e saber quando usar o recurso de entrega feito pela loja ou por uma empresa intermediadora.
Agora que você sabe os trâmites básicos de como importar dos EUA, pode continuar aprimorando seus conhecimentos e conferir como economizar em compras feitas no exterior.