por
Time Nomad
12 min.
-
Publicado em
8/10/2025
Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem ter mais assertividade e alcançar bons resultados ao investir, especialmente no exterior? O segredo, muitas vezes, não está em tentar adivinhar o próximo grande movimento do mercado, mas sim em ter um plano bem definido. É aí que entra a estratégia de investimentos.
Seja para planejar a aposentadoria, comprar um imóvel em outro país ou simplesmente construir seu patrimônio em dólar, ter uma estratégia é o que transforma seus desejos em um plano de ação concreto. Ela funciona como um mapa, guiando suas decisões para que você não se perca no caminho e chegue com mais clareza aos seus objetivos.
Neste guia, vamos mostrar o que é uma estratégia de investimentos, por que ela é tão importante e como você pode criar a sua, passo a passo, para investir no exterior com mais confiança.
Uma estratégia de investimentos é um conjunto de regras e princípios que orientam suas decisões na hora de escolher onde e como aplicar seu dinheiro. Em vez de tomar decisões por impulso, você segue um plano alinhado com seus objetivos, seu perfil de investidor e o tempo que você tem para investir.
Pense nela como a receita de um bolo: para que o resultado seja o esperado, você precisa seguir as instruções, usar os ingredientes certos e respeitar o tempo de preparo. No mundo dos investimentos, sua estratégia define quais "ingredientes" (ativos como ações, títulos de renda fixa, etc.) farão parte da sua carteira e como você irá gerenciá-los ao longo do tempo para alcançar o resultado desejado.
{{cta-investments}}
Investir sem uma estratégia é como navegar sem bússola: você pode até chegar a algum lugar, mas as chances de se perder são grandes. Ter um plano bem definido é essencial por várias razões:
Antes de escolher uma estratégia, o primeiro passo é olhar para dentro. Entender quem você é como investidor e o que você deseja alcançar é a base para construir um plano consistente.
Seu perfil de investidor indica o quanto de risco você está disposto a correr. Geralmente, os perfis são classificados em três categorias:
Onde você quer chegar? Seus objetivos podem ser de curto prazo (até 2 anos), como fazer uma viagem internacional; médio prazo (de 2 a 5 anos), como dar entrada em um imóvel; ou longo prazo (acima de 5 anos), como garantir a aposentadoria.
Definir seus objetivos e prazos é indispensável para escolher os investimentos mais adequados. Para metas de curto prazo, ativos de menor risco são recomendados. Já para objetivos de longo prazo, você pode incluir ativos com maior potencial de crescimento na sua carteira.
Existem diversas estratégias que você pode adotar. O recomendado é conhecer as principais e, se necessário, combinar algumas delas.
A análise fundamentalista foca em estudar a saúde financeira de uma empresa (lucros, dívidas, gestão) para avaliar se o preço de suas ações está justo. É uma estratégia indicada para quem pensa no longo prazo.
Análise técnica
A análise técnica, por sua vez, baseia-se em gráficos e estatísticas para identificar tendências de mercado e prever movimentos de preços. É mais usada para operações de curto prazo.
A estratégia de "comprar e segurar". Consiste em adquirir ativos de boas empresas e mantê-los na carteira por muitos anos, independentemente das oscilações do mercado.
Popularizada por Warren Buffett, busca por ações de empresas de alta qualidade que estão sendo negociadas por um preço abaixo do seu valor real.
Uma versão mais intensa do value investing, focada em empresas que estão muito desvalorizadas, mas que podem ter um grande potencial de recuperação.
Foca em empresas com alto potencial de crescimento, mesmo que suas ações já pareçam caras. O objetivo do growth investing é lucrar com a expansão do negócio.
A abordagem top-down (de cima para baixo) começa analisando o cenário macroeconômico para depois escolher os setores e empresas. Já a bottom-up (de baixo para cima) faz o caminho inverso: foca em encontrar boas empresas, independentemente do cenário geral.
Agora que você já conhece os conceitos, é hora de colocar a mão na massa.
Criar uma estratégia de investimentos é o passo mais importante para quem deseja construir um futuro financeiro sólido e alcançar seus sonhos no exterior. Ela traz organização, clareza e disciplina para suas decisões, permitindo que você navegue pelo mercado global com muito mais confiança.
Lembre-se que não existe uma fórmula mágica que sirva para todos. A estratégia mais adequada é aquela que respeita seu perfil, seus objetivos e sua realidade.
{{rt-invest-int-1}}
{{cta-investments}}
O conteúdo disponibilizado aqui não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação ou oferta pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Todo investimento envolve algum nível de risco. Rendimentos passados não são indicativos de rendimentos futuros. Siga sempre o seu perfil de investidor. A Nomad Wealth Management Ltda. (“Nomad Wealth”), é uma entidade que atua como consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários, atuando de forma independente em território brasileiro. Ao contratar seus serviços, o cliente pode receber recomendações personalizadas e orientações estratégicas considerando seu perfil de risco, os seus objetivos e sua situação financeira. Os serviços da Nomad Wealth visam auxiliar investidores na tomada de decisões de investimento, porém não garantem resultados e não substituem sua análise. Leia os avisos legais.
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.