Como comprar dólar canadense? Confira cotação turismo e comercial da moeda

Por:
Marcos Pereira
22/11/2024
|
Atualizado em
29/2/2024
15 min de leitura

Se você está se planejando para uma viagem para o Canadá, com certeza deve incluir na sua lista a compra da moeda local. E a boa notícia é que o dólar canadense,  moeda oficial do país, é facilmente encontrado no Brasil.

Mas para saber qual a melhor maneira de levar a moeda estrangeira e como e onde comprar dólar canadense, nós preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para viajar com tranquilidade. Continue lendo e confira as dicas!

Entendendo o dólar canadense

O dólar canadense é uma moeda forte e comercializada mundo afora – incluindo o Brasil. Dessa forma, se você está com uma viagem marcada e quer comprar dólar canadense, pode ficar tranquilo que há várias opções disponíveis para isso.

Ao viajar para o Canadá, muitas pessoas ficam em dúvida se é melhor levar o dólar canadense em espécie, em formato digital ou pelos cartões do banco.

Mas antes de entender como comprar dólar canadense, você precisa compreender que as moedas estrangeiras têm um valor de referência, com base na cotação do dia. A cotação é o preço da moeda, comparada a um real, por exemplo.

O dólar canadense (CAD) é representado pelo $ ou C$ e tem notas de plástico de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares e moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos, 1 e 2 dólares.

Atualmente, C$ 1 equivale a R$ 3,62 – ou seja, para comprar um dólar canadense turismo, você precisa desembolsar 3,62 reais. Porém, esse preço é uma média e pode variar de acordo com as taxas cobradas para a compra da moeda.

A moeda canadense, então, vale mais que o real, mas menos que o dólar americano, por exemplo. A diferença do dólar canadense em relação ao americano, inclusive, fica próxima a um real, geralmente. Hoje, U$ 1 equivale a R$ 4,79.

Como e onde comprar dólar canadense

Agora que você entendeu mais sobre a moeda, chegou a hora de saber como e onde comprar dólar canadense. E já adiantamos que as opções são variadas!

Uma delas é por meio das casas de câmbio, que são locais específicos para a compra e a venda de moedas estrangeiras. No Brasil, elas podem ser localizadas nos centros de grandes cidades, em shoppings e até mesmo nos aeroportos.

Para escolher uma casa de câmbio, você pode procurar no site do Banco Central do Brasil as instituições regularizadas e fazer uma pesquisa sobre as taxas cobradas por cada uma.

Algumas dessas empresas também estão disponíveis na internet e é possível comprar dólar canadense de forma rápida, segura e sem sair de casa. Nessas opções, a moeda sempre é vendida de forma física, ou seja, em espécie.

O dinheiro em espécie costuma ser a forma mais barata da moeda, uma vez que a taxa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) geralmente é baixa. Mas não é aconselhável levar só dinheiro vivo para uma viagem internacional.

Por isso, outra opção viável é o cartão pré-pago internacional, que funciona como um cartão de débito e pode ser recarregado. Ele é indicado, principalmente, para quem não tem cartão de crédito internacional ou conta bancária.

Dessa forma, você pode abastecer o seu cartão com reais e fazer saques de dólares canadenses nos locais indicados para isso no país de destino. Assim, você não precisa andar com grandes quantias durante a viagem.

Já para quem tem conta bancária, é possível habilitar o cartão de crédito e débito para transações internacionais. Dessa forma, você utiliza o recurso como no Brasil, mas pagando uma taxa para isso. E cada taxa varia de acordo com o banco e o cartão.

Uma boa opção é o cartão Nomad, um cartão internacional aceito em mais de 180 países, sem anuidade, que pode ser usado nas formas virtual ou física, e permite saques gratuitos em caixas eletrônicos MoneyPass ao redor do mundo.

Por isso, a nossa dica fundamental é que você leve dólar canadense em espécie e por meio de cartão – lembrando sempre de pesquisar a cotação nas casas de câmbio e utilizar as opções mais modernas e seguras para contas internacionais.

Leitura recomendada: Como comprar dólar online e economizar em viagens e compras

Qual a melhor forma de comprar dólar canadense?

Como destacamos no tópico anterior, não é preciso levar uma grande quantidade de dinheiro físico ao viajar, uma vez que, com uma conta internacional, é possível fazer saques de dólar canadense no exterior com praticidade.

Dessa forma, para saber qual a melhor forma de comprar dólar canadense, você não pode se esquecer da Nomad, que tem um cartão internacional completo.

A Nomad não é um banco, mas uma empresa de tecnologia financeira e, por isso, permite que você faça a conversão de moedas estrangeiras e, durante a viagem, saque o dinheiro com facilidade em mais de 180 países mundo afora.

Além disso, a conta Nomad é digital e, com ela, você pode fazer saques gratuitos em caixas eletrônicos da rede MoneyPass ao redor do mundo.

Por isso, a conta multimoedas é a melhor opção para você armazenar seus dólares canadenses durante a viagem e aproveitar o passeio sem preocupação!

Compartilhe: