Como converter Euro para Real?

Por:
Eduardo Sena
14/5/2024
|
Atualizado em
19/1/2024
15 min de leitura

No mundo globalizado, as transações bancárias também acontecem entre vários países. Seja para realizar pagamentos ou realizar negociações internacionais, várias moedas podem ser utilizadas.

O Euro é uma delas. Por isso, se você está para receber algum dinheiro do exterior, Realizar alguma negociação para outro país, ou até mesmo fazer a tão sonhada viagem internacional, é importante saber como converter o Euro para Real.

Neste post, tiramos as principais dúvidas sobre esse assunto e te mostramos como fazer a conversão de moedas, da forma mais simples e fácil possível. Confira!

O que é Euro?

O Euro é a moeda oficial de 15 dos 27 países-membros da União Europeia, incluindo Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália e Portugal.

O símbolo do Euro é a letra grega epsílon (€), escolhida por lembrar a letra inicial da palavra Europa. As duas linhas que cortam a letra representam a estabilidade.

Atualmente, existem duas séries de notas de Euro. A primeira é constituída por sete valores: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros. E a segunda é composta pelas notas de 100 e 200 Euros, inseridas no mercado em 2019.

Já as moedas são divididas em valores de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cents, ou ainda em 1 e 2 Euros. Em todas as moedas há duas faces: uma face Europeia, que designa o conglomerado, e a outra face com um elemento nacional de cada país.

A criação do Euro aconteceu junto à fundação da própria União Europeia, em 1957. E a maior vantagem do Euro sobre outras moedas é que ela é mais estável no território Europeu, sem grandes flutuações das taxas de câmbio.


Quais as diferenças entre Euro e Real?

Agora que você já sabe o que é Euro, chegou a hora de entender quais as diferenças entre Euro e Real. O Real é a moeda oficial do Brasil. Logo, a principal divergência entre elas é o país em que são usadas oficialmente.

O Real é usado somente no Brasil. Enquanto o Euro é a moeda oficial da maioria dos países da Europa. Além disso, o Euro é considerado a segunda moeda mais importante do mundo, sendo base para a realização de diversas transações.


Como saber a cotação do Euro para Real?

A cotação do Euro, frente ao Real, segue a taxa de câmbio dada a partir da relação entre a economia brasileira e a britânica. Assim, o câmbio determina quantos reais são necessários para comprar um Euro.

Site do Banco Central

Uma das opções mais seguras para saber qual a cotação do Euro para Real é pelo site do Banco Central do Brasil. Nele, você pode acompanhar a conversão do dia e comparar com os valores anteriores, além de ter um panorama do mercado.

Sites e portais de notícias

Você também pode acompanhar a cotação do Euro para Real por meio de sites e portais de notícias. Geralmente, as informações são atualizadas diariamente e você pode acompanhar as cotações em tempo real.

Casas de câmbio e bancos

Por meio das casas de câmbio e bancos tradicionais você também pode saber qual o valor do Euro para Real. Mas, nesses casos, você precisa se atentar para a diferença entre o câmbio turismo e o câmbio comercial, que pode ser variável.

Sites de fintechs

Fintechs, como a Nomad, também disponibilizam a cotação das moedas em tempo Real. Você pode acompanhar nosso site e ficar por dentro do valor do Euro frente ao Real e utilizar as melhores taxas de câmbio do mercado.


Como converter Euro para Real?

Agora, chegou a hora de aprender como fazer a conversão do Euro para Real. E alguns passos são essenciais para garantir a melhor cotação e não perder dinheiro com a conversão das moedas.

Confira o câmbio

Primeiro, consulte o câmbio que vai ser aplicado na transação. Esse valor pode ser adquirido em simuladores online, ou nos sites citados acima. Assim, você insere o valor total em reais ou em Euros e confere o valor referente à outra moeda.

Considere as taxas de câmbio

Depois, verifique as taxas aplicadas na transação. Nesse sentido, pode haver cobrança de IOF e outras tarifas. Por isso, inclua esse valor no planejamento financeiro antes de comprar ou vender uma moeda.

Verifique as melhores opções para a operação

Por fim, pesquise os custos em diferentes instituições e operações disponíveis, para encontrar o melhor custo-benefício. A Nomad pode ser uma ótima opção nesse sentido, já que tem as melhores taxas do mercado!


Quanto vale 1 Euro em Real?

O Euro é uma moeda valorizada em relação ao Real e, atualmente, vale R$5,05. Mas, assim como todas as outras moedas, a variação do Euro também pode ser grande de um dia para o outro.

Isso acontece porque a cotação de uma moeda é bastante volátil, variando de acordo com a política monetária dos países, a taxa de juros, as crises políticas e econômicas, os índices de inflação, e o cenário comercial global como um todo.

Além disso, para as transações internacionais, é preciso avaliar as taxas incluídas para compra e venda de Euros. Essas taxas definem a diferença entre o valor que a instituição paga na moeda e o que ela disponibiliza para compra.

As transações financeiras internacionais são medidas pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é de 1,1% para moedas em espécie ou transferências para a mesma titularidade; e 0,38% em transações para terceiros.

Já nas transações internacionais feitas com cartões de crédito, débito ou pré-pago, o imposto é de 6,38%. Daí a necessidade de avaliar qual transação e quais as taxas aplicadas sobre ela, antes de movimentar o dinheiro.

Ainda assim, no caso do Euro, há diferença no valor turismo e comercial. O Euro turismo é usado nas negociações entre bancos e pessoas físicas, já o Euro comercial é utilizado por governos e empresas para negociações internacionais.

Então, seja para programar uma viagem internacional, para receber pagamento por algum serviço prestado ou produto vendido, ou para Realizar algum tipo de negociação internacional, saber a cotação do Euro frente ao Real é indispensável.

Assim, a dica mais valiosa é pesquisar em diversas fontes confiáveis e, quando for Realizar a transação, escolher a empresa ou banco que tenha as melhores taxas e o câmbio mais vantajoso.

Compartilhe: