CAPEX das Big Techs : Contínuo Ciclo de Investimento em IA | Gráfico da Semana

Gráfico da Semana é uma série em que tratamos de um tema de relevância para o mercado global, com um breve comentário do nosso time de análise.

por

Nickolas Lobo

Paula Zogbi

3 min

-

Publicado em

31/10/2025

Navegue pelo conteúdo
Fonte: Factset; MSFT, AMZN, GOOG, META Investor Relationship. Acesso em 31/10/2025. Valores de 2025 para GOOG e META são os pontos médios dos novos guidances. O valor de MSFT é baseado na taxa de crescimento anualizada com base no último trimestre.

Os resultados do terceiro trimestre de 2025 (Q3 2025) desta semana de Microsoft, Amazon, Alphabet e Meta revelaram uma aceleração unificada no investimento de capital (CAPEX), seguindo o mesmo movimento dos últimos trimestres. Todas as quatro hyperscalers anunciaram revisões significativas para cima em suas projeções de CAPEX para 2025, adicionando coletivamente bilhões aos seus planos de gastos de capital.

Esse aumento nos gastos é diretamente atribuível às crescentes demandas de infraestrutura da inteligência artificial (AI). As empresas estão em uma corrida para garantir capacidade em data centers, GPUs avançadas e a energia necessária para suportar tanto o desenvolvimento interno de modelos de AI quanto a crescente demanda externa de seus clientes de Cloud Computing (serviços de Nuvem).

Em 2024, os níveis de CAPEX já eram altos, representando os investimentos iniciais em larga escala na infraestrutura de AI em uma crescente desde 2023. Em 2024 o volume de investimentos foi liderado pela Amazon ($83,9Bn) e Microsoft ($75,6Bn), com Alphabet ($52,5Bn) e Meta ($39,2Bn) investindo em níveis significativos, porém menores - Lembrando que, para META, existia um excedente no início da “corrida” por conta da infraestrutura planejada para o Metaverso, desde a pandemia, que foi redirecionada.

Embora a aceleração fosse esperada, as estimativas revisadas continuam surpreendendo o consenso, com os gastos da Microsoft projetados para crescer mais de 84%, os da Meta mais de 81% e os da Alphabet mais de 75%. A visão mais crítica para os investidores é a perspectiva para 2026. Os comentários da administração de todas as quatro empresas, embora não tenham trazido métricas quantitativas, sinalizaram que esse nível elevado de gastos não é um pico isolado de um ano.

  • A Alphabet espera um "aumento significativo" em 2026.
  • A Meta indicou que o CAPEX será "notavelmente maior".
  • Amazon e Microsoft indicaram que os gastos continuarão a aumentar ou serão sustentados nesses novos e elevados patamares.

Esse "guidance" segue dando suporte para o crescimento de mercado de semicondutores, reforçando que o aumento de gastos de 2025 não deve ser um pico temporário, mas sim uma base mais alta para o investimento de capital para as Hyperscalers à medida que a AI é integrada em suas plataformas de Cloud e de consumo. 

Nickolas Lobo

Analista de Research da Nomad, com 5 anos de experiência no mercado financeiro, com passagem pela Spectra, Banco Modal e mais de 3 anos trabalhando em equities globais, principalmente no mercado americano, na RXZ Investimentos. É graduado em Economia pelo Insper

Paula Zogbi

Estrategista-chefe da Nomad, tem mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, foi head de conteúdo na XP, analista na Rico e jornalista na InfoMoney e EXAME. É graduada em jornalismo pela USP e tem certificação CNPI pela Apimec.

No items found.