Cancún é um destino que atrai milhares de turistas todos os anos, especialmente no verão, quando as temperaturas ficam mais altas e o sol brilha forte. Mas o que fazer nessa cidade mexicana que oferece tantas opções de lazer, cultura e natureza?
Continue a leitura para descobrir mais sobre o assunto e definir qual a melhor época para ir a Cancún!
Cancún, o Caribe Mexicano
Cancún ganhou esse popular apelido devido à sua localização à beira do Mar do Caribe.
Graças aos 22 quilômetros de praias de areia fina, vegetação exuberante, Ruínas Maias próximas (como Tulum, Uxmal e Chichén Itzá), clima tropical e rica fauna marinha, Cancún se tornou um dos destinos mais visitados do México.
Por conta de todas essas características, o local é reconhecido mundialmente como sinônimo de descanso, natureza e relaxamento.
Por que Cancún é tão popular?
Esse já é um destino consolidado para quem quer aproveitar um pouco de tudo durante uma viagem. É também um lugar que possibilita viagens ao longo de todo o ano, justamente por seu clima tropical e belezas naturais.
Os meses de verão são alguns dos mais populares entre visitantes do Caribe Mexicano.
Não é de se surpreender, já que a cidade é famosa por oferecer as mais diversas opções de lazer: tem espaço para quem quer aproveitar as belas praias, mas também uma vida noturna repleta de atrações.
Qual é a melhor época para ir a Cancún?
Antes de começar a planejar o roteiro, não se esqueça de garantir que seu passaporte mexicano esteja em dia!
Feito isso, saiba que os meses de seca são mais propícios para visitar, já que seus passeios e planos dificilmente serão prejudicados por causa das chuvas. Para aproveitar a estação, escolha viajar para Cancún entre os meses de dezembro e maio.
Entre os turistas e especialistas em viagem, vemos a recomendação de programar a viagem entre os meses de março e maio. Isso porque é o período da primavera e, depois do Spring Break, a cidade começa a ficar menos agitada – consequentemente, os preços de hotéis e passagens também abaixam. Ou seja, uma excelente oportunidade para economizar na sua viagem!
Entendendo as estações do ano em Cancún
Confira um resumo de como as diferentes estações impactam o clima (e, consequentemente, a sua viagem para Cancún), e escolha a melhor época para visitar, de acordo com o seu estilo.
- Verão (junho a agosto): a estação mais quente e úmida. As temperaturas podem atingir 32°C ou mais. Durante o verão, há chuvas frequentes, geralmente à tarde ou à noite. Apesar das chuvas, o sol predomina a maior parte do dia. Preços mais altos de passagens aéreas e hospedagens.
- Outono (setembro a novembro): o clima ainda é quente, mas com menos chuvas. Setembro é o mês mais chuvoso devido à temporada de furacões (continue a leitura para entender mais sobre essa época em Cancún).
- Inverno (dezembro a fevereiro): clima agradável, com temperaturas médias de 24°C. Pouca chuva. É o momento de aproveitar a baixa temporada antes que o Spring Break comece e, logo depois, o verão!
- Primavera (março a maio): agradável e seco, com temperaturas subindo gradualmente.
Quando Cancún está lotada?
Justamente por oferecer esse leque vasto de opções, a cidade de Cancún é especialmente popular (e cheia) durante o Spring Break.
O período representa as férias nas faculdades e escolas norte-americanas, então você já pode imaginar que isso significa muita festa onde quer que esses estudantes estejam.
E Cancún é justamente um dos destinos mais populares para o Spring Break. Se você gosta da ideia de aproveitar a cidade cheia (de festas e de pessoas para conhecer), a melhor época para visitar Cancún no Spring Break é entre fevereiro e abril.
Como é o verão em Cancún
Em Cancún, a estação mais quente do ano acontece entre os meses de junho e agosto.
Em termos de temperatura, quem já está acostumado com os verões no Brasil não deve estranhar o clima de Cancún. Nesse período, as médias variam entre 24 e 33°C. Considerando que Cancún é uma cidade em que faz calor o ano inteiro, as temperaturas do verão não se diferem tanto dos 28°C considerados a média na cidade ao longo do ano.
O que fazer em Cancún
Confira algumas opções de lazer para deixar sua viagem à Cancún ainda mais especial!
Sítios arqueológicos
Estes são locais que guardam vestígios de antigas civilizações e culturas. São fundamentais para ajudar a entender o passado, revelando informações sobre a história, arquitetura, religião e estilo de vida das sociedades que habitaram esses lugares.
Alguns dos sítios arqueológicos mais próximos de Cancún são Chichén Itzá (localizado na Península de Yucatán, a duas horas de Cancún) e Tulum (na Riviera Maya, também a cerca de duas horas de distância de Cancún).
Praias incríveis
Se o seu estilo de viagem é mais voltado para belezas naturais e paisagens diferenciadas, você não vai se decepcionar com as praias de Cancún.
Veja aqui algumas das opções mais populares entre visitantes:
- Playa Tortugas está localizada logo no centro da cidade.
- Playa Delfines é a opção ideal para quem quer curtir a vista das praias do Caribe.
- Isla Mujeres é um popular destino com areias brancas e água cristalina, ideal para fugir um pouco do burburinho de Cancún.
- Riviera Maya está um pouco mais afastada do centro de Cancún, mas está próxima de atrações charmosas, como Playa del Carmen, Tulum e Akumal. Ótima indicação de local para quem quer conhecer cenotes.
Compras e vida noturna
A cidade tem vários shoppings, lojas e mercados. Lá, visitantes encontram desde artesanatos locais até produtos de grife. Um dos lugares mais populares para fazer compras é o La Isla Shopping Village, que tem uma grande diversidade de lojas, como Gucci, Dolce & Gabbana, Massimo Dutti e Yves Saint Laurent.
As baladas em Cancún são famosas pela animação e pela variedade de estilos musicais. A maioria das boates fica na Zona Hoteleira, no km 9,5 da Boulevard Kukulcán.
Algumas das mais conhecidas são Coco Bongo, que adquiriu fama especial depois do filme "O Máscara", e The City, que se tornou conhecida como uma das maiores baladas da América Latina, com capacidade para 6 mil pessoas. A boate recebe diversos DJs internacionais e cantores famosos, como Steve Aoki, Flo Rida, Akon e Snoop Dogg.
Cuidados para ter na viagem para Cancún
Até aqui, mostramos as melhores atrações de Cancún para te ajudar a curtir sua visita. Agora, é hora de planejar!
Conheça algumas particularidades de Cancún que você precisa saber antes da sua viagem acontecer.
- Sargaço: é um tipo de alga marinha que se acumula nas praias de Cancún e outras regiões do Caribe, alterando a cor e o cheiro da água. Além de Cancún, alguns destinos turísticos muito populares podem ser mais afetados por esse fenômeno (como Playa del Carmen e Tulum). Há um esforço recorrente das autoridades locais para tentar controlar a situação, mas é bom estar de olho: infelizmente, o sargaço é mais comum em Cancún durante o verão.
- Temporada de furacões: em Cancún, essa temporada também coincide com o início do verão. Embora furacões com efeitos devastadores não sejam comuns em Cancún, a cidade ainda pode ser afetada por tempestades tropicais. Por isso, é sempre bom considerar esse fenômeno antes de programar sua viagem para Cancún.
Embora o mês de junho já marque o início da temporada de furacões, as chuvas fortes são mais comuns nos meses de setembro a novembro – que encerram o verão e marcam o outono.
Nesse caso, o desconforto fica por conta de muito vento, muita chuva, e eventuais alagamentos. Mas não deixe o remoto risco de furacões te desanimar: todos os hotéis e resorts têm equipes treinadas para auxiliar os hóspedes caso um furacão aconteça em Cancún.
Agora, você já conhece um pouco mais sobre o clima do Caribe Mexicano, as principais atrações e qual a melhor época para ir a Cancún. O próximo passo? Garantir que você tenha o melhor cartão de débito internacional para usar na sua viagem!