Como descobrir os dados bancários da minha conta?

Por:
Eduardo Sena
19/8/2024
|
Atualizado em
28/2/2024
15 min de leitura

Você sabe quais são os dados bancários da sua conta e qual a função de cada um deles? Dados bancários são todas as informações relacionadas a uma conta em uma instituição financeira. Entender o que representa cada dado é um passo fundamental para transações seguras e sem erros.

No artigo vamos esclarecer as principais informações sobre dados bancários. Aqui, você vai encontrar tudo que você precisa saber para não ter dúvidas na hora de enviar ou receber dinheiro na sua conta. Confira!

Quais são meus dados bancários?

São vários os dados bancários de uma pessoa ou empresa, depende bastante do tipo de conta que foi aberta. Podemos citar como dado bancário a identificação do banco, o número da agência, se é conta corrente, conta salário ou poupança, dígito da conta, IBAN e SWIFT.

Onde achar uma declaração de dados bancários?

Caso seja necessária uma declaração de dados bancários, é preciso preencher um documento contendo seus dados pessoais como nome, CPF e RG, bem como os dados da conta que está sendo declarada. Dependendo da finalidade, poderá ser exigido algum tipo de assinatura eletrônica ou autenticação em cartório.

Como emitir o comprovante de dados bancários?

Para emitir um comprovante de dados bancários, entre em contato com a sua agência ou acesse o aplicativo ou site do seu banco. Você encontra, também, nos papéis de saldo ou extrato impressos diretamente no caixa eletrônico.

O que é código bancário?

Cada banco que atua no território brasileiro tem um código único, responsável por diferenciar as várias instituições financeiras em atuação no país. É formado por três números, sendo utilizado sempre em operações como DOC e TED.

Confira abaixo os códigos bancários dos principais bancos do Brasil:

O que é banco intermediário?

É a instituição financeira que será intermediária de uma transação internacional, ajudando o seu dinheiro a chegar de forma segura à sua conta no Brasil.

O que é SWIFT?

SWIFT é um código bancário que possui entre 8 e 11 caracteres. Sem esse código, o envio de uma remessa internacional não será concluído.

A sigla vem de Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais). É uma sociedade cooperativa internacional formada por centenas de bancos dos mais diversos países.

Como encontrar o SWIFT?

Para descobrir o código SWIFT da sua conta, verifique o contrato de abertura de conta, extrato, aplicativo ou entre em contato com o banco ou agência onde se tornou correntista. Se preferir, é possível encontrar o código no site TheSWIFTCodes – Brasil.

O que é código BIC?

O BIC, sigla de Bank International Code (Código Internacional Bancário), é o outro nome como é conhecido o SWIFT. As duas siglas, apesar de diferentes, servem para identificar a mesma coisa. Ambos representam, então, o código universal e único que identifica qualquer banco durante uma troca financeira.

O que é IBAN?

Se em algum momento você precisou receber alguma remessa financeira do exterior, provavelmente se deparou com o código IBAN. O termo se refere ao código que é um padrão internacional para identificar uma conta bancária.

O International Bank Account Number - IBAN foi criado em 1997 pelo Comitê Europeu de Normas Bancárias. O objetivo inicial era facilitar as transações entre países da União Europeia, porém com o tempo ganhou adesão mundial e hoje cerca de 75 países utilizam o código. No Brasil ele tem 29 caracteres, e no exterior pode chegar a 34.

Como encontrar o IBAN?

Nos bancos tradicionais, para saber o código IBAN é necessário consultar o gerente da sua conta ou acessar o aplicativo do seu banco e procurar a informação.

Na Husky, basta logar na sua conta e clicar em “Contas Bancárias” no menu superior. Ali você encontra as informações essenciais para enviar remessas internacionais, como o IBAN, SWIFT e dados da conta.

O que é DV da conta?

A sigla DV é referente ao dígito verificador de uma conta, ou seja, um código numérico que valida a existência de uma conta. É um dado fundamental para evitar erros e fraudes nas transações.

Sempre que uma operação financeira entre contas é feita, o DV é solicitado. Sem ele é impossível concluir a transação e, se for digitado errado, o valor retorna para a conta de origem.

Como encontrar o DV da conta?

A forma mais simples de achar o DV é conferir no seu cartão do banco, tanto na frente ou no verso, depende da instituição. No site ou aplicativo você também encontra facilmente esta informação.

Para localizar, procure o número que fica após o traço ou espaço do número da conta. Por exemplo, se a conta for 12345-2, o DV é o 2.

C

omo preencher dados bancários?

Para preencher dados bancários, tenha em mãos as seguintes informações:

  • Nome completo
  • Nome do banco
  • Agência
  • Número da conta
  • DV
  • IBAN e SWIFT, para envio ou recebimento de remessas internacionais
  • CPF(em alguns casos)

Todas essas informações podem ser solicitadas ao gerente do banco. Ou, se preferir, podem ser encontradas no seu contrato de abertura de conta, extrato bancário, aplicativo ou site da instituição.

O que acontece se os dados bancários estiverem errados?

Caso qualquer um dos dados esteja errado, o dinheiro não vai chegar no destino final. Confira sempre antes de efetuar a operação ou peça a correção para quem enviou o dinheiro.

E então, gostou do artigo e aprendeu tudo sobre dados bancários? Esperamos que sim! Assine a nossa newsletter e fique por dentro das publicações da Nomad.

Compartilhe: