Stock Split: o que é e como fazer desdobramento de ações

Por:
Paula Zogbi
5/9/2024
|
Atualizado em
4/9/2024
15 min de leitura

O mercado financeiro vive em constante mudança e, para se manter atualizado, é preciso pesquisar e estudar bastante. Atualmente, o Stock Split tem sido realizado pelas grandes corporações. Mas como isso pode afetar os seus investimentos?

Neste artigo, vamos explicar o que é o Stock Split, como fazer essa operação, quais são as vantagens e as desvantagens para as empresas e para os investidores. Confira!

O que é Stock Split?

Basicamente, Stock Split é o desdobramento de ações. Ele é usado para aumentar o número de ações em circulação e, ao mesmo tempo, reduzir o valor de cada uma delas.

Por exemplo, quando uma ação é dividida em 10, o acionista passa a deter 10 vezes mais títulos, mas o valor de cada ação passa a ser 10 vezes menor também.

Dessa forma, o investidor ganha novas ações, mas com o valor reduzido proporcionalmente. Geralmente, esse tipo de operação aumenta a liquidez dos títulos, dado o valor unitário menor, e permite a entrada de novos investidores.

Atualmente, a prática de Stock Split tem sido muito comum, principalmente em empresas com grande valor de mercado ou que tiveram fortes altas nos últimos meses.

Isso porque a operação não altera o valor de mercado da empresa diretamente, uma vez que o mesmo montante apenas é dividido em partes menores.

Como funciona o Stock Split

Para entender como funciona o Stock Split, vamos usar o seguinte exemplo: o número total de ações de uma empresa é 1000; o valor de mercado atual dela é de 1 milhão de euros; e ela quer multiplicar por cinco o seu número total de ações.

Antes do Stock Split, o preço de cada ação é de 1 mil euros, o que corresponde ao valor de mercado da empresa dividido pelo número total das ações que ela possui.

Com a operação, o número total de ações passa a ser de 5 mil, em vez dos 1 mil atuais. Com isso, o  preço de cada ação vira 200 euros, já que o valor de mercado (1 milhão de euros) passa a ser dividido pelas 5 mil ações.

Dessa forma, o investidor que tem uma ação dessa empresa, passa a ter cinco; mas o valor total do investimento na empresa se mantém igual, 1 mil euros.

Resumindo, há uma relação inversamente proporcional entre o Stock Split e o preço das ações. Mas o valor de mercado da empresa se mantém o mesmo!

Vantagens e desvantagens do Stock Split

Agora que você já entendeu o que é Stock Split, deve estar se perguntando: qual a vantagem desse tipo de operação? Pois bem, essa é uma alternativa que as empresas utilizam para abaixar o preço das ações quando elas estão muito altas.

Isso porque, ao colocar mais ações em circulação e reduzir o valor delas, é possível que uma nova base de investidores busque os títulos, aumentando a liquidez.

Assim, pela ótica dos investidores, o principal fator de destaque da prática do Stock Split é a possibilidade de investir em ações de empresas que, em outro contexto, poderiam ser inacessíveis para o seu poder de compra.

Por exemplo: na bolsa brasileira, as ações são negociadas em lotes de 100 ações cada. Ou seja, caso a ação de uma empresa custe 70 reais cada, para comprar um lote seria necessário 7000 reais. Caso a empresa faça um Stock Split para multiplicar por 7 a quantidade de ações, cada ação passaria a custar 10 reais e o lote 1000 reais, tornando a compra muito mais acessível.

Mas esse método pode ter algumas desvantagens para as corporações, uma vez que o Stock Split é uma operação com grandes custos, que envolve várias entidades externas, como bancos e corretoras.

Stock Split vs. Reverse Stock Split

Ao contrário do Stock Split, também é possível reagrupar ações. E esse processo é conhecido e nomeado como Reverse Stock Split.

Nesse movimento, as ações são reagrupadas, diminuindo o número de títulos em circulação no mercado e aumentando o preço, mas mantendo o investimento total.

Esse tipo de operação é realizada, geralmente, por empresas com quedas muito significativas no valor das ações. Assim, elas conseguem atrair novos investidores.

Mas existem diferentes motivações para um Reverse Stock Split, como quando o preço das ações fica reduzido ao ponto de correr o risco de serem deslistadas de alguma Bolsa.

Dicas para investidores: o que fazer antes e depois de um Stock Split

Saber o que é desdobramento e reagrupamento de ações é um dos conhecimentos mais importantes para quem investe nas empresas de capital aberto.

Lembre-se que essas mudanças não impactam os fundamentos da empresa. São apenas para melhorar liquidez das ações ou mantê-las em um índice, por exemplo, como citamos acima. Sendo assim, não é um motivo claro para fazer uma mudança de estratégia na sua carteira de ações, apenas ficar atento para entender o motivo da mudança repentina de preço das suas ações.

E para continuar sabendo tudo sobre o mercado financeiro e as operações mais vantajosas do momento, continue acompanhando o nosso site!

Serviços intermediados por Global DTVM Ltda.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/

Compartilhe: