O que são milhas aéreas? Como acumular e resgatar viagens e produtos

Por:
Nomad
14/5/2024
|
Atualizado em
29/2/2024
15 min de leitura

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, nos últimos 12 meses, o valor das passagens aéreas aumentou em mais de 50%. Em meio a alta dos preços, uma alternativa para adquirir passagens com preço mais em conta ganhou espaço: as milhas aéreas.

Diversas empresas de cartão de crédito e companhias aéreas oferecem programas que permitem acumular pontos cada vez que os serviços são utilizados, gerando benefícios – como as milhas aéreas.

Quando são convertidos, os pontos possibilitam descontos em passagens de avião para os mais variados destinos, dentro e fora do país. Neste artigo, vamos explicar o que são milhas aéreas, como acumular e como utilizá-las para compra de passagens aéreas e outros benefícios. Confira!

O que são milhas aéreas?

As milhas aéreas são uma forma de bonificação oferecidas por programas de fidelidade de alguns bancos e instituições financeiras. Ao acumular certo valor, você pode trocar por passagens aéreas ou por desconto no valor da passagem.

Muitos cartões de crédito são associados a programas de recompensas que geram pontos conforme você os utiliza. Os pontos podem ser acumulados a cada dólar ou real gasto. Por isso, quanto mais você compra, mais pontos pode acumular.

Esses pontos podem ser trocados por vários benefícios, como serviços, produtos ou milhas aéreas. Estas são uma retribuição das companhias aéreas e das empresas de cartões pelo uso dos serviços, como uma moeda de troca.

Quanto mais vantagens ou serviços adquiridos, mais milhas acumuladas, que podem ser trocadas por descontos cumulativos em passagens aéreas e hospedagens em hotéis parceiros, além de outros serviços exclusivos.

Qual a diferença entre pontos e milhas?

Embora muitas vezes usados como sinônimos, é crucial entender que pontos e milhas têm suas próprias vantagens e restrições.

A principal diferença entre pontos e milhas aéreas é que, apesar de ambos serem programas de fidelidade, atendem a necessidades diferentes. Milhas são a escolha de ouro para viajantes frequentes, geralmente oferecidas por companhias aéreas através de cartões de crédito e dentro dos seus programas de fidelidade, como Latam Pass, Smiles, etc. 

Pontos, por outro lado, são a moeda de fidelidade universal, usada principalmente por bancos e fintechs. Podem ser trocados por produtos, como eletrodomésticos ou até mesmo por cupons de desconto em lojas parceiras.

Como acumular milhas?

As milhas podem ser usadas para a troca de passagens aéreas, descontos em viagens e serviços, produtos de empresas parceiras e muito mais!

Os benefícios variam de acordo com o programa de fidelidade. Separamos os detalhes das principais plataformas para você entender melhor como acumular pontos e trocar por benefícios.

Para começar a acumular milhas e poder viajar com elas, primeiramente, centralize todas as suas compras e pagamentos de contas em um único cartão de crédito, preferencialmente aquele com o programa de pontos mais vantajoso. Isso não apenas simplifica o gerenciamento das suas finanças, mas também acelera o acúmulo de milhas ou pontos.

Aproveite ao máximo as parcerias do seu programa de fidelidade. Quando fizer compras, opte por lojas parceiras, pois estas geralmente oferecem oportunidades de pontuação em dobro. Isso significa que cada real gasto rende mais em termos de milhas ou pontos. 

Por último, mas não menos importante, considere fazer um upgrade no seu plano de milhas com as companhias aéreas. Muitas vezes, essas empresas oferecem bonificações mais generosas para incentivar os clientes a migrarem para planos mais premium. 

Essas bonificações podem ser uma maneira rápida e eficaz de conseguir mais milhas, com prêmios mensais e cupons de desconto exclusivos. Com essas dicas, em breve você terá o suficiente para uma viagem à Disney ou outro destino que tanto deseja visitar.

Como vender milhas?

Além de acumular e trocar por passagens aéreas, outra forma de ganhar algo com as milhas é vendendo em sites especializados de compra e venda de milhas. 

No mercado brasileiro, há várias empresas atuando como intermediárias, facilitando  a busca de vendedores e compradores, oferecendo cotações competitivas em que ambas as partes saiam ganhando.

Mas é seguro vender milhas? Sim, contanto que você opte por plataformas com reputação sólida. Antes de fechar qualquer negócio, confira a política de segurança da empresa e as medidas que ela toma para prevenir fraudes. 

Um extra: consulte avaliações em sites de consumidores, como o Reclame Aqui, e considere experiências de outros usuários para garantir uma transação tranquila e rentável.

Como saber se tenho milhas no meu CPF?

Para saber se você tem milhas, primeiro é preciso verificar se está cadastrado em um programa de fidelidade da sua empresa de cartão de crédito ou em um programa de milhas de alguma companhia aérea.

Os cartões de crédito não acumulam milhas diretamente, mas sim pontos de programas de fidelidade. Para ganhar milhas, você precisa transferir os pontos desses programas para o de milhas da companhia aérea. Para saber se você já está cadastrado em algum programa de fidelidade do cartão, é só checar no seu aplicativo ou diretamente com o banco.

Se você participa de algum plano, é possível transferir os pontos para os programas de milhas aéreas. Para isso, também é necessário ter cadastro em um programa de milhas de alguma companhia.

Você pode consultar as milhas pelo seu CPF, com o cadastro de uma companhia aérea que já tenha usado. Caso tenha milhas, você será informado pelo site da empresa. Se não tiver, você pode fazer o cadastro para consultar se tem direito a milhas.

Quais são os melhores programas de milhas? 7 opções

As milhas podem ser usadas para a troca de passagens aéreas, descontos em viagens e serviços, produtos de empresas parceiras e muito mais!

Os benefícios variam de acordo com o programa de fidelidade. Separamos os detalhes das principais plataformas para você entender melhor como acumular pontos e trocar por benefícios.

1. Latam Pass

A LATAM tem o programa de milhas LATAM Pass, que possibilita que você ganhe pontos ao voar, realizar compras online, se hospedar, ou comprar produtos de empresas parceiras, como Casas Bahia, PontoStore, Avent, Intelbras e muitas outras.

Além disso, o LATAM Pass permite troca de pontos dos cartões Itaucard, Banco do Brasil, Bradesco e Santander Esfera. Para acessar o programa e conferir se você tem milhas disponíveis é só:

  • Entrar no site do LATAM Pass;
  • Criar uma conta;
  • Conferir seus dados pessoais e a quantidade de milhas disponíveis.

Se você tiver pontos acumulados, pode viajar para destinos no mundo todo com milhas do LATAM Pass.

2. Smiles

O Smiles é o programa de fidelidade da empresa aérea GOL e parceiras. Para acumular milhas voando, basta se cadastrar na Smiles e informar o seu número no momento da compra da passagem.

Você também pode acumular milhas usando o cartão GOL Smiles, que transforma todos os gastos em pontos. Inclusive, você pode trocar suas milhas em passagens de linhas aéreas internacionais, como a TAP de Portugal.

Além disso, a Smiles tem parceria com mais de 30 empresas de cartão de crédito. Assim, você transforma as compras do dia a dia na sua próxima viagem.

3. TudoAzul

Com o TudoAzul, programa de fidelidade da companhia Azul Linhas Aéreas, você pode ganhar milhas de várias maneiras. A cada R$ 1,00 gasto em passagens, é possível ganhar até 6 pontos, com a vantagem de pontuar em voos realizados até um ano antes.

Já os pontos gerados com cartão de crédito podem ser transferidos para o TudoAzul ou usados para pontuar diretamente no cartão Azul Itaú. As compras online também geram pontos, assim como o Clube TudoAzul, para assinantes mensais.

Ao se cadastrar no site ou aplicativo da Azul Linhas Aéreas, é criado um número de acesso ao TudoAzul, onde você pode conferir os voos que geraram pontos. A partir de 3.000 pontos já é possível fazer a conversão para milhas aéreas na compra de passagens com destino nacional e internacional.

4. iupp

O iupp é a nova plataforma de compras com programa de pontos do Itaú. Para pontuar, é simples: basta se cadastrar e começar a usar o cartão.

Todas as compras feitas no iupp valem pontos que podem ser usados para comprar produtos, adquirir serviços ou até mesmo transferir para outros programas parceiros.

Cada real gasto equivale a um ponto, que pode ser transferido para o TudoAzul, Smiles, LATAM Pass, TAP e mais.

5. Livelo

A Livelo é um programa de pontos, que podem ser trocados por milhas e passagens aéreas. Você pode transferir os pontos para programas parceiros, como Latam Pass e Smiles, mas também adquirir passagens dentro da plataforma.

Para acumular pontos com a Livelo, basta se cadastrar no site e utilizá-lo para compras em sites parceiros ou no app. Além disso, você pode cadastrar seu cartão de crédito caso seja uma instituição parceira da Livelo, que irá gerar mais pontos a cada real gasto.

6. AAdvantage

O AAdvantage é o programa de milhas da American Airlines, que permite o cliente não só viajar com milhas pela American, mas também por outras da Aliança OneWorld, como British Airways, Qatar Airways, Iberia, entre outras.

Não só você acumula milhas ao voar com a American e suas parceiras da Aliança Oneworld, mas também com gastos em hotéis, aluguel de carros e cartões de crédito afiliados.

7. Esfera

Se você é cliente do banco Santander, pode usar seu cartão de crédito em compras do dia a dia e acumular pontos Esfera, que podem ser convertidos em milhas aéreas. 

Os pontos também podem ser transferidos para outros programas, como o AAdvantage da American Airlines, permitindo que você resgate passagens e outros privilégios para sua viagem.

Como trocar pontos por milhas?

Como vimos acima, muitos programas de pontos permitem que você transfira para programas de milhas das companhias aéreas. Cada programa tem suas próprias regras, mas a dica é esperar promoções de transferências, que dão ainda mais milhas para o cliente.

Antes, é importante verificar o saldo de milhas em cada programa e avaliar o que vale mais a pena. Pode ser que você encontre uma passagem mais em conta na GOL, mas tenha mais pontos na LATAM, e com a transferência consiga ter um custo zero.

Veja também se é melhor investir suas milhas na compra de passagens aéreas ou trocar por um prêmio mais interessante. Observe as regras e condições de resgate de cada programa antes de se fidelizar ou trocar suas milhas pelos produtos oferecidos nas companhias.

Como faço para ganhar milhas no cartão de crédito?

Vamos imaginar que você esteja planejando levar toda a família em uma viagem para a Disney no próximo ano. Acumular pontos com o uso de um cartão de crédito que ofereça um bom programa de recompensa, além da adesão a programas de fidelidade, pode acelerar o acúmulo de milhas aéreas.

Nas compras online, dê preferência às lojas que oferecem milhas como recompensa ou que geram pontos para serem trocados nas companhias aéreas. A quantidade de pontos em cada compra varia de acordo com a modalidade do cartão. Então, verifique a possibilidade de ter um cartão de nível Premium, Gold ou Platinum.

Em períodos sazonais, como a Black Friday, os cartões costumam fazer promoções de pontos extras. Programe suas compras para essas épocas e melhore sua pontuação, em média, 50% a 100% mais que o normal.

Programe o pagamento das contas concessionárias, como água, luz e telefone, no cartão de crédito e, assim, acumule mais pontos. Mesmo gastando um pouco a mais por isso, os pontos gerados valem a pena se você pretende viajar de avião em breve.

As milhas aéreas são sinônimo de benefícios, economia e realização de sonhos, já que você pode viajar para qualquer lugar do mundo por um preço mais acessível ou até sem gastar nada com as passagens.

Dicas para usar suas milhas

A forma mais atrativa de utilizar suas milhas é, sem dúvida, na compra de passagens aéreas. Dependendo do seu saldo de milhas, você tem o poder de abater uma parte significativa do custo da passagem ou até mesmo cobrir o valor total, transformando suas milhas em uma viagem dos sonhos sem o peso no bolso. 

Além disso, se você tem um saldo considerável de milhas, tem várias opções à sua disposição:

  • Vender suas milhas para gerar renda extra, especialmente através de plataformas especializadas que garantem transações seguras e rentáveis.
  • Transferir milhas para programas parceiros, possibilitando o acesso a uma gama ainda mais ampla de recompensas e benefícios.
  • Doar suas milhas para familiares e amigos, tornando-se o herói da próxima viagem em grupo ou simplesmente ajudando um ente querido a realizar uma viagem dos sonhos.
  • Trocar por produtos e serviços de alto valor, desde eletrônicos e utensílios domésticos até experiências exclusivas e estadias em hotéis de luxo.

Gostou de saber mais sobre como transformar pontos em milhas para economizar na compra de passagens aéreas? Agora aproveite para conferir mais um conteúdo, dessa vez para saber como vender milhas!

Compartilhe: