Blog
>
Finanças
>
Seu nome está sujo? Saiba se o seu CPF está negativado e como resolver

Seu nome está sujo? Saiba se o seu CPF está negativado e como resolver

Ficar com o nome sujo traz consequências que podem complicar seu dia a dia, como a restrição de crédito. Saiba o que fazer no artigo da Nomad.

Calculadora, caneta e lupa sobre mesa com folhas de papel

Estar com o nome sujo é uma expressão bastante usada para os casos de pessoas que ficam com o CPF negativado, situação que pode complicar a obtenção de créditos, possibilidade de alugar imóvel ou mesmo reduzir seu score do cartão de crédito. Fora toda a dor de cabeça e estresse.

Por isso, é importante ter atenção para não ficar devendo ou, caso já esteja nessa situação, é interessante buscar uma alternativa para quitar os débitos. Antes de mais nada, é preciso verificar se seu nome está sujo e nós mostramos como fazer isso – além de outros cuidados com sua vida financeira. Boa leitura!

O que é ter o nome sujo?

Ter o nome sujo é uma expressão que usamos muito no Brasil para descrever a situação de uma pessoa com dívidas não pagas ou inadimplentes, fato que torna o CPF negativado.

Isso significa que ela deixou de cumprir com suas obrigações financeiras, como pagar contas, empréstimos, financiamentos ou dívidas de cartão de crédito. Para qualquer instituição, esse fato indica que a pessoa não é um bom credor e aí vêm as complicações.

A principal delas é que o nome dessa pessoa passa a ser incluído em cadastros de inadimplentes, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou o Serasa Experian.

Como saber se você está com o nome sujo

Para saber se se você tem nome sujo, ou seja, se tem registro de inadimplência nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou a Serasa Experian, é preciso:

Consultar seu CPF verificando se seu nome está negativado e consultar seu CPF diretamente nos sites ou aplicativos dos órgãos de proteção ao crédito, seja o SPC ou a Serasa, que permitem verificar de forma gratuita.

Para acessar o site de um desses órgãos é preciso fazer o login. Caso não tenha consultado, crie seu login. É rápido e gratuito.

Após inserir seus dados, você receberá informações sobre sua situação financeira. Se seu nome estiver negativado, você será informado sobre as dívidas em aberto e as empresas ou instituições que as registraram.

Além de verificar se seu nome está sujo, esses sites permitem consultar seu score, por exemplo.

Leitura recomenda: Desenrola Brasil: tudo sobre o programa de renegociação de dívidas

Quais são as consequências de ter o nome sujo?

São várias as consequências de ficar com o nome sujo, complicando muito sua rotina e trazendo várias dores de cabeça. Confira os principais pontos:

Dificuldade para conseguir crédito

Ter o CPF negativado ou o nome sujo dificulta a obtenção de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. As instituições financeiras consideram o histórico de inadimplência ao decidir se concedem crédito ou não, por isso, é importante quitar as dívidas.

Juros mais altos

Caso consiga obter crédito, as taxas de juros podem ser significativamente mais elevadas, aumentando o custo de empréstimos e financiamentos.

Isso acontece porque acaba sendo uma forma de as instituições se precaverem em relação a pessoas com inadimplência.

Restrição para abrir contas bancárias

Algumas instituições financeiras podem recusar a abertura de contas bancárias para pessoas com nome sujo, já que é feita uma consulta pelo CPF de quem está interessado em abrir a conta.

Piora do score de crédito

A inadimplência pode diminuir seu score de crédito, tornando ainda mais difícil a recuperação da situação financeira.

Um score de crédito mais baixo dificulta, por exemplo, o limite do cartão de crédito, impedindo diversas oportunidades – como aquela viagem de férias tão sonhada. A consequência pode ser que você tenha que economizar muito mais para realizar a viagem.

Dificuldade para alugar imóveis

Muitos proprietários e imobiliárias consultam órgãos de proteção ao crédito antes de alugar um imóvel, o que pode dificultar a obtenção de um lugar para morar.

Além disso, o score do cartão também é consultado e, como ter o nome sujo pode fazer o score despencar como você viu, isso acaba prejudicando também.

Restrições na obtenção de serviços

Algumas empresas, como de telefonia e de serviços públicos, podem verificar seu CPF antes de fornecer serviços ou estabelecer contratos, tornando mais difícil a obtenção de serviços essenciais.

Limitações no comércio

Lojas e estabelecimentos comerciais podem não permitir compras a prazo ou não oferecer crédito a pessoas com nome sujo.

Dificuldade em conseguir emprego

Apesar de a CLT não permitir esse tipo de discriminação, alguns empregadores verificam o histórico de crédito de candidatos durante o processo de seleção. Isso pode afetar as chances de conseguir emprego estando com nome sujo.

Possibilidade de ações judiciais

É natural que credores ingressem com ações judiciais para recuperar as dívidas depois de algumas tentativas de negociação.

Na prática, isso pode resultar em penhora de bens – nos casos mais graves – e outros problemas legais.

Constrangimento e estresse emocional

Além de todos esses pontos que a gente citou, ter o CPF negativado pode causar estresse emocional, ansiedade e constrangimento devido às cobranças e à pressão para pagar as dívidas.

Como limpar o nome

A partir do momento em que você verifica que seu nome está sujo, seja via Serasa ou SPC, são necessárias as seguintes ações:

  • Pagar as dívidas atrasadas, você pode entrar em contato com as empresas pedindo boleto e quitá-los o mais rápido possível
  • Negociar com credores, caso você não possa quitar suas dívidas integralmente, entre em contato para discutir opções de pagamento, como parcelamento ou acordos de liquidação. Muitas vezes, existe essa possibilidade de negociar
  • Contestar a dívida. Erros de empresas também acontecem e, caso tenha provas de que a dívida está quitada, você pode contestar e entrar com ação judicial

Saiba que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de até 5 dias úteis para que a empresa retire seu nome do cadastro de inadimplentes. A contagem começa a partir da data do pagamento da dívida, ok?

O que fazer depois de limpar o nome

Uma vez que você não tem mais o nome sujo, vale a pena repensar hábitos financeiros para que esse problema não se repita. Confira as dicas da Nomad:

  • Guarde o seu décimo terceiro ou boa parte dele considerando emergências que sempre podem surgir
  • Ao longo dos meses, programe-se para não gastar tudo o que recebe. O que sobrar, você deve começar a investir para que o dinheiro trabalhe r por você
  • Tenha um planejamento financeiro detalhado para entender entradas e saídas. Assim, você consegue fazer escolhas mais econômicas
  • Consulte com frequência Serasa ou SPC para garantir que seu nome não está sujo. É mais raro, mas acontece de a gente esquecer alguma conta
  • Crie uma reserva de emergência. Ela pode ser fruto do que sobrar de seu salário ou de algum trabalho para obtenção de renda extra

Ter o nome sujo é um problema que compromete sua saúde mental e inúmeras situações, do aluguel ao score de crédito. Por isso, atenção máxima.

Vale muito a pena economizar e ter sempre algum tipo de reserva para evitar dívidas e, consequentemen

Compartilhe:

Ganhe 2% de cashback

Abra sua Conta internacional sem taxa de abertura e receba até US$ 20 de cashback.

Posts relacionados

No items found.

A Nomad oferece a abertura de contas nos EUA para pessoas brasileiras não residentes nos EUA. A Nomad não é um banco, é uma fintech. As operações de câmbio e transferências de fundos do Brasil para as contas de depósito nos Estados Unidos são feitas em parceria com Ouribank S.A. Banco Múltiplo (“Ouribank”). O Ouribank não é responsável pela abertura ou gestão das contas nos EUA ou pelas conversões de moeda realizadas pela Nomad Fintech Inc. ("Nomad").

A Nomad Tecnologia Ltda. é uma empresa do grupo empresarial Nomad, com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, na Rua Bela Cintra, nº 1149, Sobreloja, Consolação, CEP 01.415-907, registrada sob o CNPJ/ME nº 34.662.852/0001-66, que também é correspondente cambial do Ouribank, para a realização de operações de câmbio dos clientes, conforme estabelecido na Resolução CMN 4.935, de 29 de julho de 2021. O Ouribank não é afiliado, controlado ou subsidiário, da Nomad ou da Nomad Tecnologia Ltda. Para quaisquer dúvidas, reclamações ou necessidade de suporte, o cliente deve contatar os canais de atendimento da Nomad (+55 11 4200.0204, support@nomadglobal.com). Os canais de atendimento Ouribank, para reclamações relacionadas a operações de câmbio, são +55 0800-775-0404 (SAC) ou SAC@ouribank.com. Caso o SAC do Ouribank não resolva a demanda, entre em contato com a Ouvidoria do Ouribank para questões de câmbio sob responsabilidade deles, nos telefones 0800-603-44444 ou 0800-775-4000, ou pelo e-mail ouvidoria@ouribank.com. O número de telefone da Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil é 145.

O cartão de débito Visa da Nomad (“Cartão de Débito Nomad Visa”) é emitido pelo Community Federal Savings Bank (“Banco”), membro do FDIC, sob licença da Visa U.S.A. Inc. A Nomad é gerente de programas bancários para o Cartão de Débito Nomad Visa e é única e exclusivamente responsável por fornecer atendimento ao cliente em nome do Banco para o Cartão de Débito Nomad Visa e a conta de depósito à vista americana associada. O Banco não tem associação com quaisquer outros serviços oferecidos pela Nomad.
O Cartão de Débito Nomad Visa requer uma verificação de identidade tanto por parte da Nomad quanto pelo Banco. A disponibilidade de fundos na conta de depósito à vista nos EUA depende do momento das suas instruções de pagamento e pode estar sujeita a restrições de prevenção a fraudes. Portanto, os tempos de transferência podem variar.

Os fundos depositados em reais não são mantidos com o Banco até serem convertidos em dólares pela Nomad e transferidos para o Banco. O Banco, como membro do FDIC, oferece à você cobertura de seguro FDIC para os fundos na conta de depósito à vista nos EUA, limitada a $250.00,00 por depositante, por categoria de titularidade e por instituição bancária segurada. Para mais informações sobre o seguro FDIC, visite www.FDIC.gov. Você é responsável por gerenciar seus ativos totais em todos os bancos dentro do programa FDIC para garantir que permaneça dentro dos limites de cobertura.

Seu saldo em dólares pode ser enviado para e mantido pelo Banco ou mantido pelo Banco em uma ou mais das outras instituições de depósito seguradas membros do FDIC, listadas em https://www.cfsb.com/fdic/ (“bancos da rede”). A lista de bancos da rede está sujeita a alterações de tempos em tempos. Seu saldo em dólares e outros depósitos que você possa manter no Banco são segurados até $250.000,00 no total e, da mesma forma, seu saldo em dólares que mantivermos em quaisquer bancos da rede em seu nome e outros depósitos que você tenha nesse banco da rede são segurados até US$250.000,00 no total, em caso de falência do banco que mantém o depósito. Os valores de fato segurados podem ser menores ou sofrer alterações com base em qualquer outro saldo que você mantenha separadamente em um banco da rede.

A Nomad tem sede nos Estados Unidos e está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (“SEC”) como Consultora de Investimentos. Ela oferece seus serviços exclusivamente nos Estados Unidos e em relação a produtos de investimento norte-americanos. O registro na SEC não implica um determinado nível de habilidade ou treinamento.

Assim, com base na Orientação Técnica nº 33/2005 da CVM, a Nomad mantém um contrato com uma instituição regulada no Brasil, que faz parte do sistema de distribuição de valores mobiliários brasileiro, devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil - ("Bacen”) e pela Comissão de Valores Mobiliários - "CVM"), Global Investment Services DTVM Ltda., registrada sob o número de CNPJ/MF: 47.227.569/0001-58 (“Parceiro Brasileiro” ou “ DTVM Global”), que oferece acesso aos Serviços da Nomad para investidores que são residentes, domiciliados ou incorporados pela República Federativa do Brasil. Os serviços oferecidos pelo Parceiro Brasileiro não devem ser considerados valores mobiliários oferecidos a esses investidores.

A Nomad oferece seus serviços exclusivamente nos Estados Unidos e de acordo com as regras e regulamentações aplicáveis aos EUA. Esses serviços não estão registrados nem são supervisionados pela CVM ou por outra instituição reguladora brasileira. Para registrar reclamações ou solicitar suporte, clientes residentes ou domiciliados no Brasil, que se tornaram clientes da Nomad por meio da intermediação do Parceiro Brasileiro, estão convidados a entrar em contato conosco em support@nomadglobal.com ou +55 (11) 4200-0204 (Brazil) / +1 (888) 998-2261 (USA).

Certos serviços de investimento nos Estados Unidos são fornecidos pela DriveWealth LLC (“DriveWealth”) e Apex Clearing Corporation (“Apex”), membros da Financial Industry Regulatory Authority (“FINRA”) e da Securities Investor Protection Corporation (“SIPC”), que protege os clientes de valores mobiliários de seus membros até US$ 500.000,00 (incluindo US$ 250.000,00 para reclamações de dinheiro). Brochura explicativa disponível mediante solicitação ou em www.sipc.org. O SIPC não cobre depósitos bancários. Seus investimentos são mantidos em uma conta individual na DriveWealth ou Apex. Verifique os registros dessas empresas na ferramenta BrokerCheck da FINRA (www.brokercheck.finra.org/). A cobertura do FDIC se aplica à sua conta bancária e não cobre os saldos depositados na DriveWealth ou Apex.

Embora a Nomad avalie cuidadosamente os ativos disponíveis em nosso aplicativo, não damos nenhuma afirmação sobre a probabilidade de qualquer investimento atingir um resultado ou objetivo específico. O desempenho passado não garante resultados futuros. Os valores dos ativos flutuam (volatilidade), o que significa que os retornos em um período podem ser significativamente mais altos ou mais baixos do que em um período anterior. Os investimentos na Nomad podem perder valor. A Nomad não pode prever flutuações do mercado ou outras incertezas que possam afetar o valor de qualquer investimento. Como indivíduo, você deve considerar cuidadosamente a adequação de seus investimentos à sua situação financeira, incluindo necessidades de fluxo de caixa, circunstâncias fiscais, perfil de risco ou outros fatores subjetivos. É recomendado que você utilize todos os recursos disponíveis para se informar sobre investimentos de maneira geral e sobre a composição geral de seu portfólio. Questões fiscais ou legais relativas aos investimentos realizados através da Nomad devem ser obtidas pelos próprios clientes. A Nomad e suas afiliadas não fornecem nenhum tipo de aconselhamento legal ou fiscal.

As marcas registradas, logotipos e marcas de serviço que aparecem nos Serviços, incluindo, mas não se limitando à marca registrada “Nomad” são marcas registradas e marcas de serviço da Nomad . Outros nomes de empresas, nomes de produtos e nomes de serviços usados e exibidos nos Serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários, que podem ou não endossar ou estar afiliados ou conectados conosco. Nada nos Serviços deve ser interpretado como concessão, implicitamente ou de outra forma, de qualquer licença ou direito de usar qualquer marca registrada ou marca de serviço exibida nos Serviços sem nossa permissão prévia por escrito em cada caso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Política de Segurança da Informação sobre Privacidade de Dados e Cibersegurança e Conformidade com os Direitos dos Titulares de Dados.

Saiba mais sobre a Fintech Nomad Inc em SEC’s IAPD . Confira todas as informações legais.

No items found.
No items found.