Como declarar ETFs americanos no Imposto de Renda 2025? Passo a passo completo

Saiba como declarar ETFs americanos no Imposto de Renda 2025, registrar rendimentos, perdas e ganhos, e evite cair na malha fina.

por

Time Nomad

10 min.

-

Publicado em

9/5/2025

Os ETFs, ou Exchange Traded Funds, são fundos atrelados a um índice de referência e suas cotas são negociadas no pregão da bolsa de valores, como se fossem ações. Eles são classificados em renda fixa (replicam índices de dívida pública ou crédito corporativo) e renda variável (replicam índices de ações), e permitem diversificar a carteira de investimentos com mais facilidade.

Os ETFs americanos, especificamente, são listados e negociados em bolsas como New York Stock Exchange (NYSE) e NASDAQ, oferecendo um vasto portfólio de ativos para os investidores.

Se você investe nesse ativo, precisa declarar ETF americanos no Imposto de Renda 2025. Continue lendo este artigo e confira quais as regras para realizar a Declaração Anual de Ajuste de Imposto de Renda e se manter em dia com as obrigações tributárias.

Confira a live que a Nomad realizou em parceria com o Cepeda Advogados focada especificamente em sanar as principais dúvidas sobre Regras IR 2025 e como preencher a DIRPF.

Quem deve declarar Imposto de Renda 2025?

Em geral, todo residente brasileiro que realizou investimentos no exterior durante o ano de 2024 deve declarar os valores à Receita Federal. Essa declaração inclui informações sobre rendimentos, ganhos, dividendos e prejuízos.

A Receita Federal implementou algumas mudanças nas regras para declaração de investimentos no exterior. A isenção para ganhos de capital de até R$ 35 mil foi removida, e agora todo lucro obtido com venda de ativos no exterior está sujeito à tributação. Além disso, foi estabelecida uma alíquota única de 15% para tributação de rendimentos, dividendos e ganhos de capital em investimentos no exterior.

O processo de declaração de dividendos também foi alterado. Anteriormente, era necessário preenchimento mensal via Carnê-Leão, mas agora o imposto é apurado anualmente na declaração de ajuste anual (DIRPF), juntamente com outros rendimentos e perdas de aplicações financeiras no exterior.

No caso dos ETFs americanos, o investidor precisa declarar à Receita não só a posse desses ativos, mas também todos os rendimentos, ganhos e perdas referentes ao ano-calendário 2024.

Para entender melhor as mudanças na declaração, acesse o nosso artigo completo.

A declaração do Imposto de Renda exige atenção, especialmente em relação a rendimentos do exterior. Fatores como o câmbio e o tipo de rendimento influenciam no cálculo do imposto. Se você tiver dúvidas ou se sentir inseguro, procure um especialista em contabilidade para te ajudar na declaração.

A Nomad, em parceria com o escritório Cepeda Advogados, preparou um guia completo para te ajudar a declarar a sua Conta Nomad e seus investimentos no exterior no IRPF 2025.

{{cta-ebook-ir}}

Passo a passo: como declarar ETFs no Imposto de Renda 2025

Confira, a seguir, como declarar ETFs no Imposto de Renda 2025:

  1. Abra o programa gerador do Imposto de Renda;
  2. Acesse a ficha “Bens e Direitos”;
  3. Selecione o grupo “07 – Fundos”;
  4. Escolha o código “99 - Fundos de Investimento no Exterior – Lei 14.754/2023, arts. 2º a 14”;
  5. No campo “Discriminação”, sugerimos informar a quantidade, o tipo, o nome, o símbolo do ETF (ticker), o valor que você pagou em dólares e o dólar médio utilizado para sua conversão em reais.
  6. Informe os campos “Situação em 31/12/2023” e “Situação em 31/12/2024” conforme o informe de rendimentos.
  7. No novo campo “Aplicação Financeira”, você deve preencher, em “Lucro ou Prejuízo”, o valor bruto consolidado em reais relativo a todos os rendimentos, ganhos e perdas produzidos pela aplicação financeira em questão.
  8. Já em “Imposto pago no Exterior”, informe o valor total de imposto pago no exterior, convertido para reais, em relação ao ativo em questão.

Passo a passo: como declarar rendimentos, ganhos e perdas com ETFs americanos no Imposto de Renda

Se você vendeu, resgatou ou recebeu rendimentos de ETFs americanos durante o ano de 2024, será necessário o preenchimento dessas informações na Ficha de Bens e Direitos da DIRPF 2025/2024.

Depois de preencher ou atualizar as informações de aplicações financeiras detidas no exterior, siga o passo a passo abaixo:

  1. Na Ficha de Bens e Direitos, informe, no campo “Aplicação Financeira”, os valores consolidados de “Lucro ou Prejuízo” e “Imposto pago no Exterior”;
  2. Repetir este procedimento para todos os ETFs americanos que tenham produzido ganhos, perdas ou rendimentos ao longo de 2024;
  3. Depois de preencher a Ficha de Bens e Direitos, a DIRPF irá gerar o “Demonstrativo de Apuração”, com indicação do resultado líquido do ano e, em caso de apuração de resultado líquido positivo, a indicação do IR Exterior devido.

Saiba como declarar investimentos no exterior

Agora, você sabe como declarar ETFs americanos no Imposto de Renda. Mais do que considerar e executar esse processo, é importante verificar quais aplicações financeiras são mais adequadas para o seu caso. Para isso, analise o seu perfil de investidor e os objetivos que deseja alcançar.

Quer saber como declarar a sua Conta Nomad e os seus investimentos no exterior no Imposto de Renda 2025? A Nomad, em parceria com o escritório Cepeda Advogados, preparou um guia completo para te ajudar no processo. Nele você encontra:

  • Novas regras de tributação de aplicações financeiras no exterior.
  • Como declarar rendimentos e investimentos no exterior.
  • Informações sobre casos de recebimento de ativos no exterior por doação ou herança.
  • Preenchimento da DIRPF passo a passo.

{{cta-ebook-ir}}

Aviso legal

A Nomad não presta nenhum tipo de assessoria tributária e fiscal, razão pela qual recomenda a consulta de um profissional de sua confiança para auxílio no cumprimento de suas obrigações fiscais. O preenchimento da DIRPF e a correta apuração do IR aplicável sobre ganhos e rendimentos auferidos no exterior são de única e exclusiva responsabilidade do investidor. Este conteúdo tem caráter exclusivamente informativo e educativo, e não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. A Nomad Fintech Inc é um Consultor Financeiro Registrado junto à SEC. Serviços intermediados por Global Investment Services DTVM Ltda.

Time Nomad

Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.

No items found.