por
Time Nomad
12 min.
-
Publicado em
23/9/2025
Você já entendeu o que são os REITs e se interessou pelo potencial de receber dividendos em dólar do mercado imobiliário americano. Esse é o primeiro passo de um investidor global. O próximo, e talvez o mais importante, é aprender a diferenciar os bons ativos das possíveis armadilhas.
No universo dos REITs, usar as mesmas métricas que você usaria para analisar uma empresa de tecnologia ou de varejo pode te levar a conclusões equivocadas. O setor imobiliário tem suas próprias particularidades, e para analisá-lo corretamente, é preciso usar as ferramentas certas.
Este guia aprofundado é o seu manual para dar esse próximo passo. Vamos desvendar o que é o FFO, a métrica de ouro dos REITs, e te ensinar a analisar o Dividend Yield, o endividamento e outros indicadores essenciais para tomar decisões de investimento mais inteligentes e seguras.
Muitos investidores iniciantes escolhem seus primeiros REITs com base no nome da empresa ou no setor em que ela atua. Embora isso seja um começo, uma análise sólida vai muito além. É preciso mergulhar nos números para entender se a empresa é lucrativa, se seus dividendos são sustentáveis e se o preço da sua ação está justo.
Para isso, vamos começar desvendando um conceito decisivo que você precisa dominar: o FFO.
{{cta-investments}}
Se você tivesse que aprender uma única métrica para analisar REITs, seria esta. O FFO, ou Fundos Gerados pela Operação, é o indicador que melhor representa a capacidade de geração de caixa do negócio principal de um REIT.
Na contabilidade tradicional, empresas precisam registrar uma despesa chamada "depreciação", que representa a perda de valor de um ativo ao longo do tempo. Para uma fábrica, que desgasta suas máquinas, isso faz sentido. Para o setor imobiliário, nem tanto.
Imóveis bem localizados e bem administrados não costumam perder valor. Pelo contrário, eles tendem a se valorizar com o tempo. A depreciação, nesse caso, é uma despesa que existe no papel, mas que não representa uma saída de caixa real. Ela acaba reduzindo artificialmente o Lucro Líquido do REIT, fazendo com que a empresa pareça menos lucrativa do que realmente é.
O FFO foi criado para resolver esse problema. Ele é um ajuste no Lucro Líquido que nos mostra um retrato mais fiel do caixa gerado pela operação. A fórmula básica é:
FFO = Lucro Líquido + Depreciação e Amortização – Ganhos com a venda de imóveis
Ao somar de volta a depreciação, o FFO desfaz aquela distorção contábil. Ele também subtrai os lucros obtidos com a venda de propriedades, pois esse não é um evento recorrente; o objetivo é medir a capacidade de gerar caixa apenas com a operação principal, que é alugar os imóveis.
As empresas são obrigadas a divulgar esse número em seus relatórios financeiros trimestrais (chamados de 10-Q) e anuais (10-K). Você pode encontrar esses documentos no site de "Relações com Investidores" do próprio REIT ou em plataformas de análise financeira.
O grande atrativo dos REITs é o pagamento de dividendos. Mas é preciso saber analisar se esses pagamentos são saudáveis.
O Dividend Yield é um indicador que mostra o retorno que você teria em dividendos em relação ao preço que pagou pela ação. Para saber mais sobre o que é Dividend Yield, você pode consultar nosso artigo completo sobre o tema.
A atenção aqui deve ser para o "canto da sereia" de um yield muito alto. Se um REIT está com um Dividend Yield de 15%, por exemplo, isso geralmente não é um bom sinal. Pode significar que o preço da ação caiu drasticamente porque o mercado acredita que a empresa está em apuros e que os dividendos podem ser cortados em breve.
Como saber se os dividendos são seguros? Usando o Payout Ratio, que mede qual porcentagem do caixa gerado (FFO) está sendo usada para pagar os acionistas. A fórmula é:
Payout Ratio = Dividendos Pagos / FFO Gerado
Um resultado abaixo de 90% (e idealmente ainda mais baixo) é geralmente considerado saudável. Isso mostra que a empresa gera mais caixa do que precisa para pagar os dividendos, sobrando dinheiro para reinvestir no negócio ou para ter uma reserva de segurança. Um Payout Ratio acima de 100% é um grande sinal de alerta, indicando que a empresa está pagando mais do que gera.
Uma análise robusta considera vários índices financeiros relevantes para investidores.
Assim como o P/L (Preço/Lucro) é usado para avaliar ações, o P/FFO (Preço da Ação / FFO por Ação) é o múltiplo de valuation dos REITs. Ele te ajuda a entender se um REIT está sendo negociado a um preço justo em comparação com seus concorrentes do mesmo setor.
É crucial verificar se a dívida do REIT é administrável. Um indicador comum para isso é o Dívida Líquida / EBITDA. O EBIT e o EBITDA são medidas de geração de caixa operacional antes de juros e impostos. Uma dívida muito alta pode comprometer a capacidade da empresa de pagar dividendos em momentos de crise.
Não se apegue apenas aos números. Investigue a qualidade dos ativos do REIT. Onde estão localizados os imóveis? São em regiões em crescimento? Quem são os inquilinos? (Ter contratos de aluguel longos com empresas de alta qualidade é um excelente sinal). Qual a taxa de ocupação dos imóveis? A equipe de gestão tem um bom histórico?
Se essa análise detalhada parece complexa demais, não se preocupe. Existe uma forma muito mais simples de investir em dólar no mercado imobiliário: através de ETFs de REITs.
Um ETF (Exchange Traded Fund) é um fundo negociado em bolsa que replica um índice. ETFs de REITs, como o VNQ, IYR e SCHH, por exemplo, investem em uma cesta com centenas de REITs diferentes. Ao investir em um ETF do setor, você pode obter uma diversificação ampla e deixar a tarefa de escolher os ativos individuais para os gestores profissionais do fundo.
A melhor fonte é o site de Relações com Investidores (Investor Relations) da própria empresa. Procure pelas seções "SEC Filings" ou "Financial Reports".
Na maioria das vezes, sim. É um indicador que exige uma investigação profunda. Pode ser uma armadilha de valor ou, em raras ocasiões, uma oportunidade subavaliada, mas o risco é sempre maior.
Plataformas de análise de investimentos como Seeking Alpha, Yahoo Finance e outras geralmente compilam e apresentam essas métricas de forma acessível.
{{rt-invest-int-1}}
{{cta-investments}}
O conteúdo disponibilizado aqui não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação ou oferta pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Todo investimento envolve algum nível de risco. Rendimentos passados não são indicativos de rendimentos futuros. Siga sempre o seu perfil de investidor. A Nomad Wealth Management Ltda. (“Nomad Wealth”), é uma entidade que atua como consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários, atuando de forma independente em território brasileiro. Ao contratar seus serviços, o cliente pode receber recomendações personalizadas e orientações estratégicas considerando seu perfil de risco, os seus objetivos e sua situação financeira. Os serviços da Nomad Wealth visam auxiliar investidores na tomada de decisões de investimento, porém não garantem resultados e não substituem sua análise. Leia os avisos legais.
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.