Ninguém quer voltar de uma viagem internacional e tomar um susto com a conta do celular, não é? Mas o roaming de dados pode transformar uma simples olhada no mapa ou uma mensagem no WhatsApp em um gasto enorme, e muita gente só percebe quando já é tarde demais.
Por sorte, maneiras de aproveitar uma viagem com um chip internacional de celular e evitar cobranças extras do roaming de dados. Para entender como, continue a leitura e saiba o que fazer!
O que é roaming de dados
O roaming de dados é um recurso que permite ao seu celular acessar a internet e outros serviços móveis quando você está fora da área de cobertura da sua operadora original.
Com esse serviço, você “aluga” o sinal de outras operadoras, conseguindo se conectar à internet móvel, fazer ligações e enviar SMS normalmente, independentemente de onde estiver e se é ou não a sua primeira viagem internacional.
Existem dois tipos principais de roaming:
- Roaming nacional: ocorre quando você viaja para outra região dentro do seu país, onde sua operadora não tem cobertura direta. Nesses casos, sua operadora utiliza a infraestrutura de outra empresa nacional para manter seus serviços funcionando.
- Roaming internacional: acontece quando você viaja para outro país e precisa usar a rede de uma operadora local para fazer chamadas, enviar mensagens e usar dados móveis.
{{cta-chip-1}}
Como funciona o roaming de dados internacional
Quando você viaja para fora do país e precisa usar seu celular, entra em cena o roaming de dados internacional. Isso acontece quando seu aparelho se conecta a redes de operadoras locais no destino, graças a acordos firmados entre sua operadora de origem e essas empresas estrangeiras. Assim, você continua fazendo chamadas, enviando mensagens e acessando a internet, mesmo longe de casa.
E por mais que o roaming de dados internet internacional, especialmente em áreas sem Wi-Fi, na maioria dos casos ele é pago, e as cobranças não são baratas.
Para evitar surpresas na conta, sempre fique de olho na maneira como funcionam as cobranças da sua operadora e se você tem algum bônus.
As tarifas de roaming internacional
Quando você usa seus dados móveis fora do Brasil, seja com um eSIM ou um chip tradicional, as tarifas de roaming podem variar bastante, pois tudo depende de fatores como:
- operadora;
- promoções;
- tipo de plano;
- país que você está visitando.
Essas cobranças geralmente incluem valores adicionais para chamadas, mensagens de texto e uso de dados móveis.
Por exemplo, algumas operadoras oferecem pacotes específicos para roaming de dados, enquanto outras aplicam tarifas avulsas que são bem mais altas. Por isso, sempre verifique com antecedência as condições dadas pela sua companhia telefônica para evitar surpresas na fatura.
Além disso, tenha atenção às políticas de uso que algumas empresas aplicam e os limites para o consumo do roaming de dados. Lembre-se de que você pode ser cobrado por taxas extras se exceder os limites de dados do seu plano.
Como desativar o roaming de dados
Para economizar na viagem internacional, uma sugestão é desativar o roaming. E, para te ajudar com isso, separamos um passo a passo tanto para celulares Android, quanto para iPhones.
Android:
- Acesse as configurações: deslize a tela para baixo e toque na engrenagem para abrir as configurações.
- Selecione Conexões: dentro das configurações, procure por "Conexões".
- Toque em Redes Móveis: procure e selecione a opção "Redes Móveis".
- Desative Dados em Roaming: encontre a opção "Dados em Roaming" e deslize o botão para desativar a função.
Como existem diversas versões de Android e de diferentes fabricantes, o passo a passo acima pode variar um pouco.
iPhone:
- Abra Ajustes: toque no ícone de "Ajustes" na tela inicial.
- Selecione Celular: dentro dos “Ajustes”, toque em "Celular" ou "Dados Móveis".
- Toque em Opções de Dados Celulares: em seguida, selecione "Opções de Dados Celulares".
- Desative o Roaming de Dados: deslize o botão ao lado de "Roaming de Dados" para desativar a função.
Como evitar pagar roaming de dados internacional
Por mais útil que seja, o roaming internacional pode gerar um grande custo durante a viagem. Felizmente, existem 2 estratégias para se manter conectado sem gastar uma fortuna.
1. Utilizando redes Wi-Fi gratuitas
Aproveitar redes Wi-Fi públicas é sempre uma boa pedida para usar a internet sem gastar. Muitos hotéis, cafés, restaurantes e espaços públicos disponibilizam Wi-Fi gratuito.
Entretanto, não conte somente com essas redes para se manter conectado, afinal, não são todos os países e regiões que oferecem essa função. Além disso, usar redes públicas para acessar serviços sensíveis, como apps de bancos e contas de email pessoais, é mais arriscado e deixa você vulnerável a ataques e roubo de dados.
2. Adquira um chip internacional
Uma das opções mais recomendadas e seguras para evitar os custos envolvidos no roaming de dados é usar um chip internacional. Esses chips permitem que você use todos os serviços padrões sem pagar taxas adicionais.
Como funciona um chip internacional
Os chips internacionais são feitos para operar em múltiplas redes móveis ao redor do mundo.
Eles vêm pré-programados com perfis de operadoras de vários países, permitindo que seu celular se conecte automaticamente à rede local ao chegar em um novo destino, eliminando a necessidade de adquirir um chip local em cada país visitado, e te mantendo conectado no exterior em todos os momentos da viagem.
Um chip internacional para a Europa, por exemplo, permite que você se mantenha conectado mesmo que viaje entre diferentes países no continente europeu. O chip se conecta às redes locais dos países visitados ao longo do passeio automaticamente.
Vantagens de usar um chip internacional
- Conveniência: com um único chip, você mantém seu número e serviços ativos em diversos países, sem a necessidade de trocar de SIM o tempo todo.
- Controle de gastos: muitos chips internacionais funcionam no modelo pré-pago, permitindo que você controle seus gastos com antecedência e não precise se preocupar com tarifas de roaming.
- Facilidade de aquisição: esses chips podem ser comprados online antes da viagem ou em pontos de venda nos aeroportos e centros urbanos.
- Segurança: como explicamos, usar redes Wi-Fi públicas para acessar serviços e informações pessoais te deixa mais vulnerável a ameaças cibernéticas, como ataques hacker e roubo de dados. Com um chip internacional, esse risco é minimizado.
Como escolher um chip internacional
- Compatibilidade: verifique se seu smartphone é desbloqueado e compatível com as frequências das redes nos países que você visitará, além da compatibilidade como modelo de chip (microSIM, nanoSIM ou eSIM).
- Planos e tarifas: analise os planos, considerando a quantidade de dados, minutos de voz e validade.
- Cobertura: tenha certeza de que o chip tem cobertura nos destinos que você planeja visitar.
{{rt-chip-1}}
{{cta-chip-1}}