por

Time Nomad
10 min.
-
Publicado em
18/11/2025

Desde que as primeiras moedas foram cunhadas, o ouro e a prata estabeleceram-se como uma reserva de valor global inquestionável. O fascínio por esses ativos não se perdeu com o tempo; ao contrário, ganhou novos contornos na era financeira moderna. Em um cenário de incertezas geopolíticas, inflação crescente e taxas de juros voláteis, a busca por como investir em metais preciosos se torna uma estratégia importante de proteção patrimonial.
Por décadas, investir em ouro significava apenas comprar barras físicas e alugar um cofre. Hoje, o mercado oferece uma gama de instrumentos financeiros eficientes que permitem ao investidor brasileiro acessar o preço do ouro e da prata com liquidez, baixo custo e diretamente em dólar.
Neste guia, desvendamos o papel decisivo dos metais em uma carteira diversificada, as vantagens e desvantagens de cada ativo, e as quatro principais formas de alocação de capital que você pode utilizar na sua jornada de investimentos globais.
Adicionar commodities metálicas à sua carteira não é sobre buscar crescimento exponencial, mas sim sobre proteção e estabilidade. Eles funcionam como uma apólice de seguro contra eventos extremos, cumprindo um papel que ações ou títulos de dívida, sozinhos, não conseguem preencher.
O comportamento do ouro, em particular, o torna um dos ativos mais importantes em qualquer estratégia de diversificação séria:
Embora seja um ativo de proteção importante, o investimento em metais tem suas peculiaridades:
{{cta-investments}}
O investimento em metais preciosos é mais adequado para investidores com foco no longo prazo. É um ativo que se compra pensando na proteção da próxima década ou na próxima grande crise, e não no retorno do próximo trimestre.
Ele é decisivo para aqueles que:
Existem quatro principais formas de se expor aos metais preciosos no mercado global. Destas, a Nomad oferece as opções 2 e 3 (Ações de mineradoras e ETFs) para você investir diretamente em dólar, com liquidez e baixo custo.
A forma mais ancestral de como investir em metais preciosos é comprar a barra de ouro (bullion) ou moedas (como a American Eagle). Essa compra pode ser feita por meio de distribuidoras autorizadas ou dealers.
Atenção: Este tipo de aquisição não está disponível diretamente pela Conta Investimento Nomad.
Com essa estratégia, você não compra o metal, mas sim as empresas que o retiram da terra. Ao comprar ações de mineradoras você se beneficia não só da alta do ouro, mas também da eficiência operacional da empresa.
O investimento em ETFs (Fundos Negociados em Bolsa) é, para o investidor moderno, a modalidade mais competente e eficiente para investir em ouro e prata.
Estes são fundos gerenciados por especialistas que investem em um mix de ativos ligados aos metais preciosos (ações de mineradoras, ETFs, contratos futuros e, em alguns casos, o metal físico).
{{rt-invest-int-1}}
{{cta-investments}}
O conteúdo disponibilizado aqui não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação ou oferta pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Todo investimento envolve algum nível de risco. Rendimentos passados não são indicativos de rendimentos futuros. Siga sempre o seu perfil de investidor. A Nomad Wealth Management Ltda. (“Nomad Wealth”), é uma entidade que atua como consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários, atuando de forma independente em território brasileiro. Ao contratar seus serviços, o cliente pode receber recomendações personalizadas e orientações estratégicas considerando seu perfil de risco, os seus objetivos e sua situação financeira. Os serviços da Nomad Wealth visam auxiliar investidores na tomada de decisões de investimento, porém não garantem resultados e não substituem sua análise. Leia os avisos legais.
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.