Se você é um investidor ou deseja entrar no mundo dos investimentos, provavelmente já ouviu falar sobre ADR, ou American Depositary Receipt, um certificado de negociação similar a uma BDR do Brasil.
Neste texto, você vai entender melhor sobre o que são ADR’s, como elas funcionam, as vantagens e os riscos desse tipo de investimento e o passo a passo para investir em ADR’s com segurança e tranquilidade. Continue com a gente!
O que são ADRs (American Depositary Receipts)
ADR é a sigla para American Depositary Receipt, que, em tradução livre, significa “recibo depositário americano”. É um investimento que permite que empresas de diversos países negociem suas ações nas bolsas americanas.
Basicamente, para saber o que é ADR, você precisa entender que ele existe para que empresas estrangeiras, que abriram capital e são negociadas em outros países que não sejam os Estados Unidos, possam negociar seus papéis também no mercado dos EUA.
Assim como BDR, que são os recibos de empresa do exterior negociados no Brasil, o ADR também funciona como um recibo de ações.
E o ADR não se trata dos papéis propriamente ditos, mas de um certificado lastreado por uma companhia estrangeira que representa suas ações.
Como funcionam os ADRs
Como se trata de um “recibo depositário”, os investidores que comprarem ADRs de uma empresa não estarão adquirindo diretamente suas ações, mas sim os títulos que representam essas ações.
A cotação e a negociação são feitas em dólar, uma vez que se trata do mercado americano. E, além da empresa emissora, existem duas partes envolvidas na emissão e na negociação de um ADR:
- No país de origem, há uma instituição financeira onde as ações são depositadas, atuando como “custodiante” desses papéis;
- Já nos Estados Unidos, há uma instituição emissora de recibos, chamada de “depositária”.
Essa instituição americana adquire as ações que ficam bloqueadas no país de origem e as distribui entre os investidores em uma das famosas Bolsas de Valores.
Vantagens de investir em ADRs
Os ADRs são uma opção para diversificar investimentos e trazer vantagens para os investidores e para as empresas. Isso porque investir em ADRs é uma maneira fácil de comprar ações de uma empresa estrangeira e ainda aplicar em dólar.
Já para as empresas, os ADRs permitem acesso ao mercado dos Estados Unidos, uma das maiores fontes de captação e uma das maiores economias do mundo.
A partir dos ADRs, os investidores podem diversificar os seus investimentos e, assim, garantir maior segurança e rentabilidade na bolsa.
Riscos associados aos ADR
Os ADRs têm riscos de desvalorização como as ações, de acordo com a governança da empresa e as perspectivas para o setor. Além disso, eles também podem sofrer com o chamado risco cambial ou risco político.
O risco cambial é quando o desempenho do investimento está diretamente ligado à estabilidade da moeda do seu país de origem. Assim, se a moeda do país se desvalorizar frente ao dólar, isso pode gerar um efeito significativo no valor do ADR.
Já o risco político é quando o país de origem do ADR tem um governo instável e baixa segurança jurídica, podendo afetar o desempenho da empresa em questão.
Como investir em ADRs: passos iniciais
Já entendeu o que são os ADR’s e quer investir nesse tipo de ativo? Então, você precisa de uma conta em uma instituição confiável, como a da Nomad.
Dessa forma, você pode contar com uma conta global segura, com taxa de câmbio transparente e apenas 0,38% de IOF para investimentos. E o passo a passo é bem simples:
- Primeiramente, você precisa abrir uma conta Nomad pelo site ou app e preencher os seus dados (lembre-se que, para abrir a conta, você precisa ter mais de 18 anos e possuir um passaporte, CNH ou identidade válidos);
- Com a sua conta aberta, você já pode fazer a sua transferência de dinheiro para a Nomad. O processo é simples e direto, com uma taxa de câmbio transparente e IOF de 0,38% + taxa operacional de até 2%;
- Com o dinheiro em sua conta, você está pronto para começar a investir em ADR’s. (lembre-se de fazer uma análise cuidadosa das suas opções e respeitar o seu perfil de investidor);
- Por fim, pesquise o código do ADR da empresa desejada e execute a compra, informando a quantidade que deseja adquirir e o preço máximo que está disposto a pagar;
- Depois, é só aguardar a confirmação da compra e pronto!
Viu só como é fácil e simples contar com a Nomad para investir em ADRs e se destacar no mercado financeiro? Então abra a sua conta e comece a dar os primeiros passos na sua vida financeira global.
O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/