O caminho de aprendizado no mundo dos investimentos pode parecer difícil e talvez um pouco tortuoso, com os termos, siglas e jargões técnicos. Mas, com certeza, não precisa ser chato – e os filmes sobre o mercado financeiro são prova disso!

É possível ter momentos de diversão e, ao mesmo tempo, aprendizado com filmes sobre mercado financeiro, que vão ajudar você a entender melhor esse universo de uma forma mais leve.

Já foram produzidos inúmeros filmes e séries que retratam desde o dia a dia das Bolsas de Valores, momentos importantes e até crises que marcaram a economia mundial.

Então já pode preparar a pipoca e não se esqueça de separar um papel e uma caneta para anotar os insights incríveis que podem surgir enquanto assiste os filmes.

Confira, a seguir, a lista dos dez principais filmes e séries sobre mercado financeiro para você aprender e refletir sobre investimentos, economia, finanças e tudo relacionado a este universo.

  1. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

O filme de 2013 traz Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort, um corretor de títulos que realmente existiu. A trama explica como Belfort usou brechas do sistema para enriquecer e fazer a sua própria companhia virar uma gigante do setor. Entretanto, o envolvimento com esquemas ilegais, fraudes e a rotina regada a festas e gastos fizeram com que o destino do executivo não fosse dos melhores. Um filme imperdível!

  1. Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street)

Considerado um clássico para os amantes do mercado financeiro, a produção de 1987 traz Michael Douglas (Gordon Gekko) e Charlie Sheen (Bud Fox) como protagonistas e mostra os bastidores da Bolsa de Valores de Nova York; um universo que pode ser cercado de ganância, poder e frieza.

Fox tem Gekko como um grande ídolo. Porém, ele percebe que muitas companhias querem apenas lucrar, mesmo que isso traga perdas aos investidores.

  1. A Grande Aposta (The Big Short)

Vencedor do Oscar 2016 de melhor roteiro adaptado, o filme traz Brad Pitt, Steve Carell, Christian Bale e Ryan Gosling como agentes financeiros que, de formas diferentes, antecipam-se à crise de 2008.

Todos apostam que a “bolha imobiliária” vai estourar a qualquer momento e, assim, iniciam uma verdadeira saga para entender como isso acontecerá e como eles podem faturar em cima da situação.

  1. Grande demais para Quebrar (Too Big to Fail)

Esse filme é baseado no livro homônimo, do jornalista Andrew Sorkin, e é outra dramatização que retrata a famosa crise de 2008 mas, dessa vez, pelos olhos de Henry Paulson, Secretário de Tesouro dos Estados Unidos, na época.

O enredo se concentra na busca de Paulson e sua equipe, junto com grandes nomes de Wall Street, para salvar a economia norte-americana em meio aos momentos de maior instabilidade daquele período.

  1. Jogo do Dinheiro (Money Monster)

Esse filme de 2016 narra a história de Lee Gates, um apresentador de TV que dá dicas de investimentos em seu programa televisivo. Interpretado pelo ator George Clooney, Gates se torna refém de um sequestro enquanto o programa é transmitido ao vivo. O sequestrador é um homem indignado por ter perdido todas as suas economias ao seguir as indicações do apresentador.

  1. O Mago das Mentiras (Wizard of Lies)

O filme, que estreou em 2017, conta a história de Bernie Madoff, um dos maiores consultores financeiros de Wall Street. Condenado por uma das mais longas fraudes já descobertas, ele foi responsável por uma sofisticada operação, conhecida como Esquema Ponzi, considerada a maior fraude financeira da história dos Estados Unidos.

O filme tem um elenco de peso, incluindo o renomado ator Robert De Niro – que interpreta Madoff, no papel principal – e Michelle Pfeiffer, como sua esposa, Ruth.

  1. Margin Call: O dia antes do Fim (Margin Call)

A crise de 2008 foi tão marcante que Hollywood produziu uma série de filmes apresentando as diferentes perspectivas desse acontecimento. E Margin Call é mais um deles.

Lançado em 2011, o longa conta a história de Peter Sullivan, um analista de investimentos que descobre informações sigilosas que podem mergulhar o mundo dos negócios no caos. Nas vinte e quatro horas que seguem, ele conclui que suas decisões podem afetar e até destruir vidas e carreiras, não só de seus colegas na empresa, mas também de toda a população norte-americana.

  1. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps)

A sequência de um dos maiores clássicos sobre mercado financeiro traz de volta a figura emblemática de Gordon Gekko, que deixa a prisão após cumprir pena pelo uso de informações privilegiadas.

Tentando voltar a operar no mercado financeiro e reparar seu relacionamento com a filha, Gekko forja uma aliança com seu noivo, Jake. Apesar de considerar Gordon uma figura paterna, Jake descobre que o ex-investidor ainda é um mestre das manipulações e nada o impedirá de alcançar seus objetivos.

  1. Becoming Warren Buffet

O documentário lançado em 2017, pela HBO, conta um pouco mais sobre a vida do megainvestidor Warren Buffett, conhecido como o “Oráculo de Omaha”: um dos homens mais ricos do mundo e uma referência em estratégia de investimento Value Investing.

A obra aborda situações da infância de Buffett, seus hábitos e rotinas atuais, especialmente quanto ao funcionamento da sua empresa, a lendária Berkshire Hathaway.

  1. Billions

A série, que estreou em 2016, narra a vida de Bobby Axelrod, um gestor de investimentos bilionário que consegue altos rendimentos com informações privilegiadas e métodos suspeitos dentro do mercado financeiro. 

Ele começa a ser investigado pelo procurador federal dos EUA, Charles Rhoades, conhecido como Chuck. Para complicar ainda mais a situação, Chuck é casado com Wendy, que trabalha na firma de Bobby, como psicóloga de plantão para ele e seus empregados. Um complexo campo minado moral é traçado de forma engenhosa pela série, que encerra a nossa lista de filmes sobre o mercado financeiro.

Leave a Reply

dez + 11 =