Parece que foi há séculos, mas houve um tempo em que, às vésperas de uma viagem aos Estados Unidos, você era obrigado a comprar papel-moeda em casas de câmbio e carregar grandes quantias de dinheiro nos passeios. Com a possibilidade de brasileiros criarem uma conta corrente americana, no entanto, as suas transações em dólar ficaram muito mais práticas.

Um bom exemplo dessa transformação é que a conta corrente americana aboliu de vez o uso de cartões de crédito internacionais, seja em compras online ou em lojas físicas no exterior. Com isso, você deu adeus ao IOF de 6,38% e ao spread abusivo dos bancos nacionais, o que tornou as transações em dólar bem menos custosas.

As vantagens da conta corrente americana não param por aí. Para além de tornar as compras em dólar mais econômicas, a conta internacional garante mais praticidade, segurança e mobilidade para o brasileiro que quer expandir as fronteiras. 

Conta corrente americana é para mim?

Qualquer brasileiro que compra, recebe e investe em dólar pode usufruir dos benefícios de uma conta corrente americana, e você não precisa estar nos Estados Unidos para isso. Com os avanços tecnológicos, agora já é possível criar uma conta em dólar sem sair do Brasil – e de forma totalmente online.

Os bancos digitais tornaram isso possível. Hoje, para abrir uma conta corrente americana com a Nomad, por exemplo, você só precisa ser maior de 18 anos, ter RG, CNH ou passaporte válido, um endereço fixo no Brasil e um número de telefone brasileiro ou dos EUA. Depois, é só baixar o aplicativo e seguir um passo a passo simples. 

Apesar dos benefícios da conta em dólar serem muitos e abrangerem todos os brasileiros que utilizam a moeda americana, em alguns casos específicos ela é uma grande facilitadora. Citamos, a seguir, alguns deles.

Investidores

A conta corrente americana facilita muito a vida dos investidores brasileiros que aplicam no mercado internacional. 

Para além dos benefícios dos investimentos em dólar, que garantem a diversificação segura da carteira ao mesmo tempo em que proporcionam uma boa rentabilidade, a conta corrente americana traz mais praticidade para o investidor. 

Com ela, você não fica limitado às opções de aplicações internacionais disponibilizadas no Brasil por bancos e corretoras, podendo investir diretamente em títulos e ações nas bolsas de valores americanas. 

Nesse caso, o investidor transfere para a sua conta internacional a quantia que deseja aplicar e pode adquirir os ativos em dólar a partir dela.

Intercambistas

Para quem é intercambista ou tem filhos no exterior, a conta corrente americana é a maneira mais simples e prática de enviar e receber dinheiro do Brasil para o exterior, e vice-versa.

Afinal, a conta em dólar garante melhores taxas nas transações e ainda te poupa das burocracias das contas e serviços tradicionais de remessa. Com isso, esse processo se torna muito mais rápido e econômico.

Nômades digitais

Para quem é nômade digital, ou seja, que não depende de uma base fixa para trabalhar e consegue prestar serviços para empresas estrangeiras estando no Brasil, a conta corrente americana facilita muito o recebimento dos pagamentos em dólar. 

Com uma conta internacional, essas pessoas também se poupam da burocracia, lentidão e altas taxas do serviço financeiro tradicional. 

Viajantes

Os brasileiros que estão sempre viajando para o exterior, seja a passeio, para compras ou a trabalho, também se beneficiam muito da conta corrente americana. 

Com a conta internacional, essas pessoas se livram das taxas abusivas de câmbio no sistema convencional, assim como dos processos cansativos de compra de dólar nas casas de câmbio e negociação. 

Vantagens da conta corrente americana

A conta corrente americana possibilita remessas, compras, transferências e investimentos em dólar com taxas reduzidas e prazos mais curtos para as transações. Com ela, você não precisa mais se preocupar com o câmbio ao fazer pagamentos e transferências, além de não precisar arcar com o IOF a cada transação.

A seguir, detalhamos as principais vantagens da conta corrente americana.

Taxas reduzidas

Uma das primeiras vantagens que vem à cabeça quando o assunto é conta corrente americana é o IOF reduzido, de apenas 1,1%, e que é cobrado apenas na hora de depositar dinheiro na conta. Com isso, quem utiliza a conta corrente americana não precisa mais arcar com a taxa de 6,38% em compras por cartão de crédito.

Mas, ainda em relação às taxas, outra vantagem da conta em dólar da Nomad é o spread de 2%, bem menor em relação a outros bancos, que cobram até 7% no spread cambial. Com isso, você economiza muito mais nas suas transações em dólar.

No total, as suas compras em dólar ficam até 10% mais baratas com uma conta corrente americana em comparação com o uso do cartão de crédito internacional.

Câmbio em dólar comercial

Outro fator da conta corrente americana que agrega na economia das suas compras em dólar é a cotação. Quem tem uma conta em dólar na Nomad não precisa arcar com a cotação do dólar turismo, utilizado pelas casas de câmbio.

Com uma conta em dólar na Nomad, as suas transações são feitas com base no câmbio do dólar comercial, que tem uma taxa reduzida em relação ao dólar turismo.

Investimentos internacionais

A conta corrente americana também coloca os fundos e bolsas dos EUA ao alcance dos brasileiros, garantindo a diversificação da carteira e uma boa rentabilidade. 

Com a Nomad, você consegue investir em carteiras compostas por ETF, ações e outros ativos internacionais cuidadosamente selecionados.

Segurança

A conta corrente americana também é a opção mais segura para quem vai viajar ou passar uma temporada morando no exterior. Afinal, você não terá mais que levar grandes quantias de papel-moeda na viagem, evitando furtos ou perdas. 

Agora que você conhece as principais vantagens da conta corrente americana, que vão muito além do IOF, já se sente mais seguro para abrir a sua e explorar o melhor da vida em dólar.

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de ler também:

Be Nomad. Be global.

Leave a Reply

um × dois =