Está com viagem marcada para o exterior? Mesmo que o motivo do passeio não seja fazer compras, sabemos que é quase impossível voltar para o Brasil sem trazer algumas coisas. Os bons preços e a oferta de produtos que não têm por aqui tornam as compras no exterior um ótimo negócio para o brasileiro

Os números confirmam essa tendência. Mesmo sem poder viajar por conta da pandemia, as compras internacionais tiveram um salto impressionante em 2021: quase 60% dos brasileiros fizeram ao menos uma compra em site estrangeiro, segundo o Borderless Commerce Report

Além disso, 38% dos entrevistados disseram estar mais dispostos a fazer compras no exterior agora do que antes da pandemia. Esse é o segundo maior aumento entre os 13 mercados pesquisados, atrás somente do México. 

Com as facilidades das contas em dólar e os avanços no comércio cross border, fica claro que estamos diante de uma transformação na forma de consumir. Fazer compras no exterior está cada vez mais prático, vantajoso e acessível. 

Fazer compras no exterior vale a pena?

Comprar no exterior é uma excelente maneira de economizar. Por conta das taxas de importação e impostos, muitos produtos acabam ficando bem mais caros no Brasil do que em outros países. 

Celulares, computadores e artigos de tecnologia no geral são bons exemplos de produtos que costumam ser mais baratos em dólar do que em real. O iPhone 12 é um deles, conforme explicamos neste outro artigo

Segundo a mesma pesquisa Borderless Commerce Report, 33% das compras internacionais foram de peças de vestuário, 22% de eletrônicos e 19% foram cosméticos e produtos de beleza.

Além dos bons preços, outra vantagem das compras no exterior são os produtos exclusivos que não têm no Brasil, assim como lançamentos que demoram para chegar por aqui. Dessa forma, você tem uma variedade muito maior de produtos de ótima qualidade para escolher.

Como economizar nas compras no exterior

Nos últimos anos, os Estados Unidos – com o dólar valendo cerca de R$ 2 – era um paraíso de compras para os brasileiros. Contudo, mesmo que a moeda americana tenha se valorizado ao longo do tempo, existem diversos produtos que valem a pena incluir nas suas compras no exterior. 

Além disso, com algumas dicas simples você consegue economizar ainda mais nas suas compras internacionais, sejam elas em viagens ou pela internet. 

Planeje-se

O passo número 1 para quem deseja economizar nas compras no exterior é fazer um bom planejamento dos produtos que deseja comprar. Já faça uma lista dos produtos que têm vontade de adquirir e pesquise cada um deles em diferentes lojas. 

Dessa forma, além de comparar o preço do produto em relação ao real, com uma pesquisa simples você também descobre quais são as lojas internacionais que oferecem os melhores preços.  

Nessa pesquisa, também é importante ficar atento a possíveis promoções em lojas internacionais. Assim, você garante o melhor preço no produto que deseja comprar.

Evite o cartão de crédito

Apesar de serem mais práticos do que carregar dinheiro vivo em viagens, os cartões de crédito não são a melhor alternativa para quem deseja economizar em compras no exterior. 

Isso porque o IOF cobrado nas compras é alto, encarecendo muito as transações. Atualmente, essa taxa está em 6,38%, o que pode causar um susto no valor final. 

Utilize cartão de débito

Em contrapartida, o cartão de débito internacional é uma solução prática e fácil contra o IOF abusivo do cartão de crédito.

Os cartões de débito possuem um IOF bem mais em conta, de apenas 1,1%. Se optar pelo cartão de débito da Nomad, você ainda fica isento de taxas de ativação ou anuidade.

Além disso, com um cartão de débito, você dá adeus ao spread abusivo de cerca de 4% que é cobrado em outras instituições financeiras. Na Nomad, essa taxa é de apenas 2%. A economia total é de cerca de 10% nas suas compras no exterior.

https://lh3.googleusercontent.com/F-Xnzm8HywCoaoPXjkF6SS7_3HLQFd6EojisIYLurI7tvySQd6ThSqeuUKnfCqfgWR__d7X7yUwK1HQo5dqFK4cFpFHGyqE_o-TfP34Sb5n0o7ITUIx93oldGvka9g

Tenha uma conta em dólar

Para aproveitar as taxas mais baixas do cartão de débito, basta ter uma conta em dólar. Na Nomad, você consegue abrir uma conta nos Estados Unidos em poucos cliques, através de um único aplicativo, e fica livre para realizar câmbio, transferências, compras internacionais e investimentos em mercados globais.

Aproveite a melhor cotação do dólar

Ao contrário do que se imagina, o dólar turismo não é o mais adequado para compras no exterior. Isso porque o câmbio dele é mais caro em relação ao dólar comercial. Por isso, se deseja economizar nas compras internacionais, utilize o dólar comercial.

Na Nomad, o câmbio do dólar comercial é atualizado em tempo real e você consegue contratá-lo em poucos cliques, no próprio aplicativo. Após pagamento, que pode ser feito por TED ou Pix, o dinheiro fica disponível na sua conta americana em até 1 dia útil.

Agora que você sabe como economizar, poderá aproveitar o melhor das compras no exterior. 

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de ler também:

Be Nomad. Be global.

Leave a Reply

vinte − 13 =