Os meses de distanciamento social fizeram com que o brasileiro comprasse mais online. As vendas digitais em 2020 tiveram um crescimento surpreendente de quase 70%, segundo estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABcomm). E os produtos importados não ficaram de fora – muitos brasileiros preferiram comprar na Amazon americana do que na brasileira.

Em 2021, 57% dos brasileiros disseram fazer compras online em sites estrangeiros, segundo levantamento do Borderless Commerce Report. Quando o assunto é comércio digital, comprar na Amazon é uma das preferências dos brasileiros. Outra pesquisa, desta vez da Solucx, mostrou que o e-commerce americano é o melhor avaliado por aqui.

E não é por menos. Comprar na Amazon possui inúmeras vantagens. Uma das principais é a possibilidade de utilizar o e-commerce de outros países, como é o caso dos Estados Unidos, e economizar em produtos que são mais caros em real – um bom exemplo é o iPhone 12 Pro Max, que detalhamos melhor nesse artigo.

Além da diferença de preços, existem outros fatores de logística e mercado que diferenciam a compra no site americano em relação ao brasileiro. Saber quais são eles te ajuda a fazer compras melhores e mais vantajosas. Confira:

Comprar na Amazon brasileira vs. Comprar na Amazon americana

Para quem começou vendendo apenas e-books, hoje a Amazon brasileira já apresenta uma variedade grande de produtos e dá sinais de que planeja investir cada vez mais no brazilian market. 

Um ponto de virada da companhia foi a adição de vendedores terceiros a partir de 2017, o que permitiu a comercialização de uma gama maior de produtos, como livros impressos, o famoso Kindle, eletrônicos, itens de casa e cozinha, aparelhos de informática e celulares, jogos, itens de escritório e papelaria.

Contudo, apesar do incremento nos últimos anos, a Amazon brasileira ainda fica para trás em comparação com a variedade de produtos da Amazon americana. 

A efeito de comparação, a Amazon no Brasil oferece cerca de 15 milhões de itens para compra, vendidos pela própria companhia ou empresas locais. Já a Amazon global possui mais de 75 milhões de produtos para venda, segundo levantamento da consultora de dados Scrape Hero.

Bons preços e diversidade de produtos

Alguns produtos, em especial do segmento de tecnologia, como smartphones e notebooks, ficam mais em conta se você comprar na Amazon americana. Inclusive, a compra de celulares liderou o ranking de compras no exterior feitas por brasileiros, segundo o report da Borderless.

Essa procura tem seus motivos. O preço desses produtos em dólar acaba sendo mais vantajoso do que em real, mesmo com as taxas de importação. E, com a conta em dólar da Nomad, as vantagens da compra são ainda maiores, já que você tem a opção de comprar com o dólar comercial, que tem uma cotação mais vantajosa em relação ao turismo.

Além dos produtos de tecnologia, comprar itens de beleza na Amazon americana também costuma ser mais vantajoso do que na Amazon do Brasil. A indústria da beleza dos Estados Unidos é uma das mais movimentadas do mundo, o que significa que as grandes marcas estão lá, mas com preços bem mais em conta do que os que você encontra no Brasil. 

Com isso, comprar na Amazon americana também traz a possibilidade de comprar de grandes marcas com preços mais atraentes do que os disponíveis no mercado brasileiro. 

Diferenças no tempo de entrega e taxas

Uma das vantagens da Amazon do Brasil é que, se você for assinante do Amazon Prime – serviço que oferece vários benefícios, entre ofertas especiais e streaming de filmes, séries de TV e música -, terá a vantagem de receber a sua compra com frete grátis e rápido delivery. 

Agora, se você comprar na Amazon americana, terá que esperar um pouco mais para a chegada do produto. Contudo, saiba que a Amazon tem criado formas de diminuir esse tempo de entrega para o Brasil.

Em maio, a empresa criou uma seção para compras internacionais dentro do site da Amazon brasileira que oferece frete gratuito a assinantes do serviço Prime no Brasil. A companhia promete que os itens importados, selecionados para essa seção, fiquem prontos para o envio em até duas semanas.

Em relação às taxas, o cliente precisará arcar com algumas cobranças que fazem parte do processo de importação do produto. Mas um grande diferencial de comprar na Amazon americana é que tudo isso é feito de uma forma muito transparente e simples.

Ao comprar na Amazon americana, você consegue visualizar o preço detalhado do produto na hora de finalizar a compra, já no idioma português. Assim, o site mostra o preço do produto em dólar, o custo do frete e o valor da taxa de importação. Ou seja, você paga o tributo de importação no ato do pagamento, o que facilita muito o processo de compra.

Após pagar pelo produto, você recebe o pedido direto no seu endereço no Brasil. Com isso, todo o processo de entrega e liberação alfandegária é gerido pela companhia, serviço que deixa o processo de compra muito mais rápido e prático.

Qual é mais vantajosa?

Com todas essas facilidades, comprar na Amazon americana tem muitos pontos positivos. O principal deles é que você consegue comprar de grandes marcas pagando um valor muito menor em comparação com o mercado brasileiro.

Além disso, você encontra itens diferentes que não estão disponíveis no Brasil, assim como novidades e lançamentos que muitas vezes demoram para chegar por aqui. 

Facilitando ainda mais as compras online

Se você tiver uma conta em dólar na Nomad, comprar na Amazon fica ainda mais prático e vantajoso. Isso ocorre porque trabalhamos com o dólar comercial, e não turismo, o que garante uma cotação mais em conta no câmbio.

Além disso, se você fizer as suas compras com o cartão da Nomad, não precisará arcar com o IOF de 6,38% do cartão de crédito, que deixa as compras no exterior quase impraticáveis. O nosso spread também é reduzido, de apenas 2%, deixando o preço final bem mais vantajoso para o usuário.

O comércio internacional está cada vez mais fácil e seguro para o brasileiro, e ter uma conta em dólar amplia ainda mais as suas vantagens.

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de ler também:

Be Nomad. Be global.

Leave a Reply

dezesseis − 6 =