Quando pensamos em crescimento e resultados positivos, muitos investidores fazem associação direta ao setor de  tecnologia e pensam em empresas como Amazon, Apple e Facebook. Porém, poucos investidores pensam em saúde como um setor que tem um potencial de crescimento similar. Abaixo, 3 razões para investir em saúde:

  • Setor de saúde é uma exposição a mudanças demográficas e envelhecimento populacional

O mundo está passando por uma mudança demográfica sem precedentes. Essa transição demográfica acontece pelo envelhecimento da população, provocando alterações na estrutura como um todo, e isso tem um impacto considerável na sociedade. 

Em 2019, a população mundial com 65 anos era de 703 milhões, ou seja, uma em cada onze pessoas. Até 2050 estima-se que essa população terá dobrado para 1.5 bilhões, ou seja, uma em seis pessoas. A faixa acima de 80 anos deve crescer ainda mais rápido, triplicando de 143 milhões para 426 milhões. Essa mudança é o resultado de um aumento na expectativa de vida e é importante para o desenvolvimento do setor, pois estima-se que o custo com saúde de uma pessoa aos 50 anos aumenta de 4 a 5 vezes mais que o de um adolescente, por exemplo.

  • Medtech combina saúde e tecnologia como motor de crescimento

Medtech, a união entre medicina e tecnologia, abriu um mundo de oportunidades para o setor de saúde além do campo tradicional de grandes empresas farmacêuticas, seguros e hospitais. 

Medtech melhora a entrega e o uso de produtos de saúde e dos serviços prestados usando conceitos como inteligência artificial, robôs, aparelhos pessoais de monitoramento e impressão em 3D.  Áreas como imunoterapia e câncer estão tendo grandes avanços. Porém não só essas, Medtech ajuda na melhora das chances de sucesso de cirurgias. 

Em 2019, Mick Jagger teve de trocar uma válvula no seu coração e, por décadas, essa cirurgia era feita abrindo o corpo e parando o coração. A recuperação no hospital era longa, mas recentemente os avanços tecnológicos possibilitaram que a cirurgia fosse realizada através de um pequeno corte em uma artéria na perna e por um robô. Esse novo método está sendo usado em milhares de cirurgias, inclusive na do Mick Jagger, que graças a tecnologia na área da saúde, poderia ter voltado a cantar no dia seguinte à cirurgia. 

  • Empresas já mostram potencial para  crescerem suas receitas e o setor apresenta menor volatilidade

Nos últimos 5 anos, o lucro do setor de saúde nos EUA, representado pelo índice S&P 1500 Healthcare, cresceu a uma taxa anual acumulada de 8.1%. Esse ritmo de crescimento é quase 3.5 vezes mais rápido que todo o S&P 1500 que cresceu 2.4%.

Quando analisamos o indice S&P 500 outro ponto se destaca: as empresas desse grupo ligadas à saúde demonstraram crescimento de faturamento em períodos em que as receitas do índice de mercado S&P 500 diminuíram, comprovando a resiliência do setor. A tabela abaixo mostra períodos de contração do mercado como 2000, 2007 e 2015. Enquanto o rendimento por ação do índice S&P 500 caiu uma média de 27.1% o rendimento do setor de saúde subiu uma média de 14.2%.

Por que investir em saúde com a Nomad? 

O setor de saúde representa apenas 2% do mercado acionário brasileiro, para ter exposição às empresas de vanguarda no setor, é preciso uma alocação internacional. Pensando nisso, desenvolvemos a Carteira Saúde composta por diferentes ETFs  rigorosamente selecionados. Assim como em todas as carteiras, realizamos constantemente um rebalanceamento dos ativos para garantir sempre a melhor alocação, a partir de uma análise extensiva do setor com o objetivo de minimizar a volatilidade e reduzir custos.

O que são as carteiras temáticas?

Com as carteiras temáticas, investir ficou mais rápido e prático. Você consegue investir em grupos de empresas que estão envolvidas em tendências estruturais de longo prazo, com um expressivo potencial de crescimento e também que concentram seus negócios em áreas de grande inovação. 

Carteiras disponíveis hoje na Nomad: ESG, China, Grandes Apostas, Never Bet Against America, Revolução Crypto, Saúde e Tecnologia. 

Estamos sempre em busca de novidades e seguimos lançando novas carteiras semanalmente.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre nós? Nos siga no nosso canal do Instagram NomadGlobalApp e fique por dentro de dicas e novidades para você explorar o mundo da sua maneira.

Be Nomad, Be Global

Leave a Reply

19 − 14 =