Você já pensou em ter uma conta em dólar? Essa alternativa pode ser bastante vantajosa para quem gosta de fazer compras no exterior, faz viagens internacionais frequentemente ou pretende realizar aplicações financeiras fora do Brasil. 

Isso porque a conta em dólar torna o processo de transferir dinheiro para fora muito menos burocrático e custoso, facilitando as operações. 

Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e quais são as vantagens de abrir uma conta em dólar, para que você possa decidir se essa é uma opção interessante para as suas necessidades. 

Acompanhe a leitura para saber se uma conta em dólar vale a pena!

O que é uma conta em dólar?

A conta em dólar é uma conta bancária cujo funcionamento se dá na moeda americana. A principal diferença entre ela e as contas bancárias tradicionais é, basicamente, a moeda em que cada uma é operada. 

Dessa forma, ao realizar transações internacionais, a operação é feita diretamente na moeda americana, não sendo necessário fazer conversão cambial do dinheiro que está na conta. 

Além de fazer pagamentos e transferências em dólar, também é possível receber valores em reais na conta. Nesse caso, o usuário faz uma transferência para a conta internacional e o dinheiro é convertido pelo banco de acordo com a cotação cambial em vigência. 

Vale ressaltar que cada banco possui taxas específicas para as transações realizadas em dólar. Além disso, várias instituições não são transparentes sobre quais serão as cobranças feitas ao realizar as operações internacionais, por isso, preste muita atenção na hora de escolher onde você irá abrir a sua conta em dólar. 

Como funciona uma conta em dólar

Caixa eletrônico
Saber se uma conta em dólar vale a pena para você é o primeiro passo antes de procurar uma instituição financeira!

O funcionamento de uma conta em dólar é muito similar ao das contas bancárias tradicionais do Brasil. Para começar a utilizar esse tipo de serviço, o usuário escolhe a instituição financeira na qual deseja fazer a abertura e envia os dados e comprovantes solicitados para efetuar esse processo. 

Caso o banco aprove a abertura da conta internacional, o cliente pode começar a movimentá-la fazendo um depósito ou transferindo valores para ela. No caso de remessas em reais, a instituição financeira faz a conversão automática e a quantia em dólares é disponibilizada na conta para uso em transações. 

A partir dela, é possível realizar compras em sites e estabelecimentos estrangeiros, fazer investimentos fora do Brasil, enviar dinheiro para amigos ou familiares que vivem no exterior, manter uma reserva em dólares, entre outros. 

Com a conta em dólar, o usuário não precisa mais se preocupar com o câmbio ao fazer pagamentos e transferências bancárias em dólares, além de não ser necessário arcar com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a cada transação.

Quer saber mais sobre o IOF? Clique aqui!

No entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes na hora de usar esse tipo de conta. Isso porque, por estarem sediadas no exterior, elas obedecem às regras bancárias locais. 

Além disso, a maioria das contas em dólar são operadas somente na função de débito, o que torna importante que o cliente se planeje para sempre ter saldo suficiente para as suas necessidades, já que a conta não poderá ficar negativa. 

As vantagens em ter uma conta americana são muitas, mas para descobrir se uma conta em dólar vale a pena para você, continue lendo o conteúdo!

É possível abrir conta em dólar do Brasil?

Sim! Quem mora no Brasil pode abrir uma conta em dólares de forma totalmente online, através de bancos digitais e instituições financeiras que disponibilizam o processo por meio de site ou aplicativo de smartphone. 

Assim, o procedimento de cadastro e abertura da conta em dólar é feito sem sair de casa, não sendo necessário comparecer à agência bancária. Em geral, o procedimento pode envolver algumas burocracias, mas na Nomad, basta enviar os dados pessoais e comprovar a autenticidade das informações. 

As contas em dólar não são sediadas no Brasil, mas em países estrangeiros. Isso porque, de acordo com a legislação brasileira, somente algumas instituições têm autorização para operar contas em moeda estrangeira no país, como seguradoras, entidades de diplomacia e administradoras de cartões de crédito internacionais.

Isso quer dizer que, na prática, as contas em dólar fazem parte de um tipo de filial do banco em outro país, sendo que a sucursal da instituição no Brasil intermedia a transferência para a conta no exterior.  

Por isso, é importante se atentar para onde está sediada a conta em dólares oferecida pelos bancos, de forma a garantir que o seu dinheiro esteja seguro em um país com regulamentação financeira confiável e economicamente estável

Uma boa opção nesse sentido é a conta Nomad, sediada nos Estados Unidos, e coberta pelo fundo garantidor de depósitos (FDIC) do governo americano em até US$250 mil. 

Quer saber mais sobre a conta em dólar? Acesse nosso guia sobre o tema, clicando aqui!

As 5 principais vantagens de ter uma conta em dólar

Para saber se a conta em dólar vale a pena para você, é importante conhecer as vantagens dessa modalidade. Conheça, então, quais são os 5 principais atrativos:

1. Estabilidade 

Ter recursos em dólar, moeda mais forte e mais estável que o Real, é uma excelente forma de proteger o seu patrimônio. Isso porque a moeda americana funciona como um porto seguro contra a inflação da moeda nacional e os períodos de crise econômica e política do Brasil, uma vez que não sofre com desvalorização. 

2. Mobilidade Financeira

A conta em dólar permite realizar transações financeiras em qualquer lugar do mundo com muito mais facilidade, pois a moeda americana é amplamente aceita. 

Assim, o usuário não precisa mais se preocupar em ativar o uso internacional de cartões ou avisar ao banco antes de viajar e fazer compras no exterior. Também fica mais fácil gerenciar a conta por meio de apps e fazer investimentos em dólar. 

Quer aprender sobre investimentos internacionais? Clique aqui!

3. Segurança em viagens

A conta em dólar é a melhor opção para quem vai viajar para fora do Brasil ou passar uma temporada morando no exterior. Afinal, com ela não é preciso levar consigo grandes valores de dinheiro em espécie, o que evita a ocorrência de furtos ou perdas. 

4. Compras em sites americanos

Fazer compras em estabelecimentos dos EUA fica muito mais simples com uma conta em dólar. Isso porque os pagamentos passam a ser feitos, diretamente, na moeda local, sem pagar tarifas extras de conversão e sem riscos de recusa da transação pelos sites americanos.

Outro fator importante é a economia, já que a cobrança de IOF só é feita na hora de depositar dinheiro na conta internacional, não sendo necessário arcar com a taxação de 6,38% em compras por cartão.

5. Câmbio comercial

Quem utiliza uma conta em dólar não precisa arcar com a cotação turismo cobrada pelas casas de câmbio, pois as transferências de reais para a conta internacional são feitas com base no câmbio do comercial, diminuindo os custos de fazer uma transação no exterior.  

Agora que você já aprendeu sobre vários aspectos que envolvem uma conta internacional, que tal descobrir se a conta em dólar vale a pena? Confira, a seguir!

Afinal, abrir uma conta em dólar vale a pena?

Pessoa segurando notas de dólar
Uma conta em dólar vale a pena para muitas pessoas, dependendo dos objetivos financeiros.

Em geral, a conta em dólar vale a pena para quem se encaixa nos seguintes perfis:

  • Viaja para o exterior com frequência;
  • Precisa enviar dinheiro para amigos ou familiares que residem fora do Brasil;
  • Faz compras em sites internacionais, como Amazon, eBay, entre outros;
  • Deseja fazer investimentos nos Estados Unidos;
  • Recebe pagamentos de fora do país;
  • Deseja manter reserva financeira em dólares.

Se você se identifica com algum desses perfis, é bem provável que abrir uma conta em dólar vale a pena para você. Para garantir que a sua experiência seja a melhor possível, procure por um banco confiável e que faça o processo de forma digital. 

Além disso, fique atento à cobrança de tarifas pela instituição financeira, o que pode encarecer o custo de manutenção da conta internacional. 

Com a conta Nomad, o seu dinheiro fica seguro nos EUA e não é preciso pagar taxas de abertura ou manutenção. O controle da conta em dólar é feito pelo aplicativo Nomad, ou seja, o cliente tem acesso aos detalhes da sua conta e recebe notificações de todas as transações realizadas direto no seu celular.

Além de tudo isso, quem abre uma conta em dólar da Nomad recebe um cartão de débito virtual para usar em suas compras. Acesse o site e saiba mais!

Gostou de aprender se uma conta em dólar vale a pena? Então, confira outros artigos que podem ser úteis para você:

Be Nomad, Be Global!

Leave a Reply

quatro − 1 =