Entenda a importância de praticar a diversificação de seu patrimônio

De uma forma prática, podemos dizer que diversificar seus investimentos é uma técnica utilizada para redução de riscos e maximização de ganhos. Quando surge o interesse por investimentos, este é um dos primeiros conceitos a ser entendido. A estratégia é diversificar o investimento buscando o equilíbrio entre diferentes ativos como, por exemplo: CDI (Certificado de Depósito Interbancário), Ibovespa, Dólar, Tesouro Prefixado e Fundos Multimercado.

Vamos pensar da seguinte forma:
Você investe 100% no mercado de ações em um ramo ou empresa específica, sabemos que o mercado de ações é instável, uma notícia negativa pode abalar as ações dessa empresa e você teria prejuízo total com o tombo das ações.
Se você optar por aplicar 50% no Tesouro Selic, 18% em um CDI, 10% na compra de Dólar, 15% em ações variadas e 7% no Tesouro Prefixado, seu prejuízo seria mínimo com uma queda nas ações.
Tomando pelo exemplo citado acima, entendemos que diversificar é uma forma segura de proteger seus rendimentos e podemos inclusive considerar que um ativo pode compensar a perda do outro, evitando maiores prejuízos.
O interessante é diversificar ainda mais, de acordo com o seu perfil de investimento e sua necessidade de retorno.
Lembrando que em maior ou menor grau, investir seu dinheiro sempre envolve algum risco, ressaltando que diversificar seus investimentos ajuda a entender melhor os riscos e retornos de suas aplicações.

Leia mais:
Dólar Comercial X Dólar Turismo
O que é o IOF
Dicas de sites para acompanhar o mercado internacional

Quer saber mais sobre nós? Nos siga no nosso canal do Instagram NomadGlobalApp e fique por dentro de dicas e novidades para você explorar o mundo da sua maneira.

Be Nomad, Be Global

Voltar ao início
Ir para Nomad Blog

Leave a Reply

15 + três =