Atualmente, o dólar é uma das moedas mais fortes que existem, principalmente, se comparado ao real, que vem sofrendo uma grande desvalorização ao longo dos últimos anos. 

Além disso, as movimentações financeiras do mundo inteiro são regidas por essa moeda. Basicamente, existem duas categorias que comandam as negociações: o dólar turismo e comercial.

Quer saber mais sobre os tipos de dólar e quais são as diferenças entre o dólar turismo e comercial? Então, acompanhe o artigo e aprenda tudo sobre essa importante moeda.

O que é dólar comercial?

Para começar, vamos definir o que é o dólar comercial. 

Como o nome sugere, esse tipo de dólar é utilizado em transações comerciais feitas, principalmente, pelo governo, por bancos e instituições financeiras, a fim de comprar e vender mercadorias, realizar investimentos, etc.

O dólar comercial também rege as importações e exportações feitas por diversos países.

Como funciona a cotação do dólar comercial?

Esse tipo de dólar apresenta as movimentações mais significativas, já que comanda inúmeras transações comerciais. 

O valor da cotação dele oscila várias vezes ao longo do dia. Essas oscilações ocorrem, principalmente, devido a demanda pela moeda, ou seja, quanto maiores são os valores das transações, menor é a cotação naquela dia. Além disso, o valor da cotação depende também do cenário econômico do Brasil e do exterior.

Além de tudo isso, segundo uma regulamentação do Banco Central (BC), pessoas físicas não podem realizar a compra do dólar comercial.

O que é dólar turismo?

Dois turistas nos eua
Aprender sobre o dólar turismo e comercial é importante para quem pretende investir na moeda!

Já quando falamos em dólar turismo, trata-se da moeda física vendida para pessoas que viajarão para o exterior ou que desejam comprar produtos e serviços. Normalmente, são negociados em casas de câmbio, corretoras e correspondentes cambiais. 

O valor do dólar turismo é baseado no dólar comercial só que com o acréscimo do lucro do agente de câmbio, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e dos custos logísticos e operacionais de transação da moeda para que chegue até o seu destino/cliente. Portanto, acaba sendo mais caro que o dólar comercial.

A cotação do dólar turismo é utilizada nas transações no cartão de crédito e/ou débito realizadas no exterior. A emissão de passagens aéreas também usa essa cotação, então, se você costuma fazer viagem internacionais, certamente já entrou em contato com esse tipo de dólar.

Como funciona a cotação do dólar turismo?

O dólar turismo, assim como o comercial, possui alguns fatores que influenciam diretamente no seu valor de cotação. Esses aspectos, são: oferta e procura, taxas de juros e a movimentação da moeda por turistas no exterior.

Pensando que os fatores citados acima adicionam custos ao valor desse tipo de dólar, essa é a principal explicação para a diferença de preços entre o dólar turismo e comercial. Além disso, as instituições que comercializam o dólar possuem custos que precisam cobrir, como:

  • Custos de movimentação e logística do papel-moeda;
  • Taxas relacionadas a movimentação do dólar; e
  • Margem de lucro.

Vale lembrar que sobre todas as movimentações financeiras internacionais são aplicadas o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o qual a porcentagem pode variar de uma instituição para outra.

Quer saber mais sobre o IOF? Clique aqui!

Agora que você já sabe o que é cada um deles, vamos descobrir qual é a diferença entre o dólar turismo e comercial? Confira!

Qual a diferença entre o dólar turismo e comercial?

O que, basicamente, diferencia os valores do dólar comercial e do dólar turismo é a natureza das operações atribuídas a cada um. Enquanto o dólar comercial só pode ser negociado por instituições financeira e bancos, o dólar turismo é destinado às pessoas físicas.

Outra diferença, que inclusive já citamos acima, é sobre o valor da cotação do dólar turismo e comercial. O comercial, principalmente por conta das grandes quantias movimentadas diariamente, tem um preço menor que o turismo.

Até aqui você já aprendeu o que é, como funciona a cotação e quais são as principais diferenças entre o dólar turismo e comercial. A seguir, acompanhe o que é dólar paralelo.

O que é dólar paralelo?

Uma outra variação dessa moeda que diverge do dólar turismo e comercial é o paralelo, que surgiu no Brasil na década de 90. Esse tipo é vendido no mercado informal e não é supervisionado pelo Banco Central como os demais.

O principal ponto é que, como o dólar paralelo é comercializado por casas de câmbios não-autorizadas pelo BC, doleiros e outros meios não regularizados, é considerado ilegal. Por isso, a decisão mais prudente é não adquirir a moeda nessas circunstâncias.

Onde comprar dólar turismo e comercial?

Homem pensando
Se você quer investir em dólar turismo e comercial, é necessário conhecer os melhores meios para isso!

Para além de saber as diferenças entre o dólar turismo e comercial, você pode estar curioso para descobrir onde comprar cada um deles, não é mesmo? 

Então, acompanhe algumas opções do mercado:

Dólar comercial

Como falamos anteriormente, não é possível uma pessoa física comprar o dólar em espécie com o valor de câmbio comercial, mas em algumas instituições, como por exemplo na Nomad Global, existe a possibilidade de usar esse câmbio mais vantajoso em algumas transações.  

Utilizando o câmbio comercial, você pode enviar uma remessa de dinheiro para o exterior, abrir uma conta nos EUA e, então, assegurar parte do seu patrimônio em uma moeda estável.

Quer saber mais sobre as possibilidades que se abrem para quem vira Nomad? Clique aqui!

Dólar turismo

Movimentar e comprar dólar turismo é uma coisa bem mais simples e existem várias opções, como por exemplo, carregamento de cartão pré-pago de viagem, comprar em espécie, transferência internacional e saques em cartão de crédito e débito.

Sobre a opção de comprar dólar em espécie, é possível adquirir, principalmente, em casas de câmbio e bancos. Lembrando que é essencial avaliar e comparar as taxas cobradas por cada instituição, a fim de optar pela mais vantajosa financeiramente.

Como é feito a cotação do dólar turismo e comercial?

Tela com gráfico dos índices
Aprender sobre como é feito a cotação do dólar turismo e comercial é essencial para quem deseja aproveitar as vantagens dessa moeda!

Além de abordarmos as diferenças entre o dólar turismo e comercial, é  importante falarmos um pouco sobre como é feita a cotação do dólar. É uma matemática, aparentemente, simples: procura x oferta.

Ou seja, se há muito dólar circulando no Brasil, por exemplo, seu valor tende a cair. Caso contrário, se a procura do dólar for maior do que a circulação da moeda, seu valor sobe.

Vale ressaltar que o valor do dólar comercial tem a interferência do Banco Central, para que seu valor muito elevado ou muito baixo não prejudique as transações comerciais.

Gostou de aprender tudo sobre o dólar turismo e comercial? Então, vamos indicar outros artigos que também podem ser úteis para você:

Quer saber mais sobre nós? Nos acompanhe em nosso canal do Instagram NomadGlobalApp e fique por dentro de dicas e novidades para você explorar o mundo da sua maneira.

Be Nomad, Be Global

Leave a Reply

14 − nove =