Você sabe a diferença entre os dois?

Aqui você vai encontrar:
Como é calculado?
Dólar Comercial
Dólar Turismo

Primeiramente é importante falarmos um pouco sobre como é feita a cotação do dólar. É uma matemática aparentemente simples: procura x oferta.

Ou seja, se há muito dólar circulando no Brasil, por exemplo, seu valor tende a cair. Caso contrário, se a procura do dólar for maior do que a circulação da moeda, seu valor sobe.

O que, basicamente, diferencia os valores do dólar comercial e do dólar turismo é a natureza das operações atribuídas a cada um.

O dólar comercial é referente às transações comerciais como, por exemplo, a compra e venda de mercadorias ou serviços entre empresas.

Além disso, o dólar comercial é utilizado para calcular e medir as grandes movimentações de exportação e importação das empresas nacionais, assim como é o valor utilizado nas ações do governo no exterior, como no caso de empréstimos registrados no Banco Central de brasileiros residentes em outros países.

O valor do dólar comercial tem a interferência do Banco Central, para que seu valor muito elevado ou muito baixo não prejudique as transações comerciais.

O dólar turismo é a cotação da moeda norte-americana utilizada pelos bancos e corretoras para pessoas físicas, que buscam a moeda durante uma viagem ao exterior, por exemplo, ou para comprar produtos e serviços.

O valor do dólar turismo é baseado no dólar comercial com o acréscimo do lucro do agente de câmbio, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e dos custos logísticos e operacionais de transação da moeda para que chegue até o seu destino/cliente.

Em resumo, o dólar turismo é mais caro que o dólar comercial e seu valor varia de Instituição para Instituição.

Quer saber mais sobre nós? Nos siga no nosso canal do Instagram NomadGlobalApp e fique por dentro de dicas e novidades para você explorar o mundo da sua maneira.
Be Nomad, Be Global

Voltar ao início
Ir para Nomad Blog

Leave a Reply

dezessete + quinze =